Você está aqui: Página Inicial > Notícias > APMG lança revista científica para profissionais e pesquisadores em segurança pública

Geral

APMG lança revista científica para profissionais e pesquisadores em segurança pública

Geral

publicado: 10/06/2020 09h49 última modificação: 05/07/2022 08h28

Foi lançada oficialmente, no dia 04 junho, a Revista Brasileira de Operações Antibombas (RBOA), produzida pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), academicamente vinculada à Universidade Estadual do Paraná (Unespar). De cunho científico, a RBOA, disponibilizada em formato eletrônico, é destinada a profissionais de segurança pública e de defesa nacional, bem como a professores, pesquisadores e acadêmicos das áreas relacionadas à atividade policial especializada no tema. 

ACESSE AQUI O SITE DA RBOA

Segundo periódico lançado pela Polícia Militar do Paraná, a RBOA surge como vanguarda na produção de conhecimento na área. O editor da revista, capitão Ilson de Oliveira Junior conta que sua criação teve inspiração na experiência da Colômbia entre 2011 e 2012, quando foi possível ter acesso a uma diversidade de periódicos nas escolas da Polícia Nacional e observar como a pesquisa científica e publicações eram incentivadas naquela instituição. 

Contudo, de acordo com Oliveira, o projeto começou a se tornar realidade após uma palestra promovida pela APMG, em 2017, com o então pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, Carlos Alexandre Molena Fernandes, na qual foram abordados temas como pesquisa acadêmica e publicações científicas.  A partir disto, em um trabalho assessorado quanto aos trâmites e processos necessários para subsidiar o caráter científico da publicação pela PRPPG, o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da APMG se empenhou para definição das áreas de interesse, das regras de submissão e elaboração do edital de chamada de artigos, contando também com o apoio da Celepar para a plataforma de vinculação. 

Para o comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu, “a revista demonstra a preocupação dos policiais militares em estar em constante busca pelo conhecimento, principalmente no que tange a especialidade de cada um."

Conforme destaca o capitão Marcos Roberto de Souza Peres, chefe do Centro de Pesquisa e Graduação da APMG, “o Esquadrão Antibombas do BOPE é extremamente técnico e reconhecido em todo o Brasil e, mais uma vez, é vanguardista na produção técnico-científica. Os artigos são de muita qualidade e o corpo editorial foi escolhido com muito cuidado pelos responsáveis pela produção”. Peres salienta, ainda, que a RBOA não está fechada em si mesma e que discentes e docentes da Unespar que pesquisem sobre aspectos físico-químicos de materiais explosivos estão convidados a exporem seus trabalhos na revista. 

 O comandante do Esquadrão Antibombas do BOPE, capitão Rodrigo Hoinatski também ressalta a importância e qualidade técnica da publicação. "Estamos convictos de que o incentivo à pesquisa e à disseminação do conhecimento são uma das chaves para o aprimoramento das técnicas concernentes às situações que envolvam operações desta natureza", complementa. 

Com contribuições da notícia produzida pela 2º Ten. QOPM Cibelli Maiara Toniolo, Oficial P/5 do BOPE.**

 Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo