Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aprovadas primeiras propostas de extensão em programa nacional

Aprovadas primeiras propostas de extensão em programa nacional

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Primeira vez que a Unespar participa e é contemplada no programa

Primeira vez que a Unespar participa e é contemplada no programa

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado final do Programa de Extensão Universitária (ProExt). A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está entre os contemplados em todo o Brasil com duas aprovações vinculadas ao campus de Paranaguá. O resultado permitirá receber, pela primeira vez, recursos do programa que objetiva contribuir para a implementação de políticas públicas e tem como ênfase a inclusão social.

Uma das aprovações é o Programa de Estruturação, Implementação e Gerenciamento de um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) para Desastres Ambientais na Área do Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP). A proposta é formar um Nupdec envolvendo alunos e professores da universidade no campus de Paranaguá. As atividades terão como finalidade preparar os participantes principalmente ao atendimento à fauna oleada em caso de acidentes com produtos químicos perigosos no CEP com a participação da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

O programa prevê a oferta de cursos de capacitação para os acadêmicos e comunidade litorânea, além da realização de simulados de voluntariado, de capacitação de pescadores para o resgate da fauna, bem como de despetrolização da fauna oleada.

A outra aprovação é do projeto Couro de Peixe. Considerado pioneiro no litoral do Paraná é coordenado pela professora Kátia Kalko Schwarz do campus de Paranaguá. O foco é a implantação de curtumes comunitários visando a geração de trabalho e renda das comunidades ligadas ao setor da pesca, aqüicultura, biologia e artesanato. As atividades iniciaram em 2007 e já possibilitou, inclusive, troca de experiências com estagiários da Universidade de Lion, na França.

Por meio do projeto, são ofertadas capacitações que ensinam a transformar a pele do peixe em couro, cursos de artesanato e desenvolvidas pesquisas. Como explica a coordenadora, a nova fase do projeto pretende a ampliação no que tange ao empreendedorismo, desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a qualidade e técnica de produção dos couros de peixes marinhos.

Repasses – Com as aprovações, a Unespar receberá para a execução das propostas mais de R$ 390 mil. O programa que tem caráter multidisciplinar e integra atividades de pesquisa e de ensino receberá R$ 96.680 para investimento e R$ 200.348,60 para custeio.

O projeto, que é considerado o conjunto de ações processuais contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado terá um repasse total ao projeto é de R$ 99.954,80.

Importância – O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unespar, professor Aurélio Bona Júnior, observa que as conquistas são muito importantes para a Unespar. “A entrada no ProExt pela primeira vez representa muito, sobretudo, num momento de escassez de recursos. Nesta edição em que a universidade enviou poucas propostas, a contemplação de duas mostra que estamos nos qualificando na extensão e alcançamos visibilidade nacional”, argumenta.

Bona reforça ainda que as submissões e as conquistas só foram possíveis pela instituição estar funcionando como universidade, caso contrário não seria admissível a participação. “Parabéns às proponentes e ao campus de Paranaguá que está contribuindo significativamente o crescimento da Unespar”, completa.

A coordenadora do programa aprovado e diretora acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR), professora Danyelle Stringari, está comemorando o resultado. “Será uma honra coordenar este programa e uma responsabilidade grande que assumimos por sermos o único aprovado dessa área no Brasil. Isso nos enche de entusiasmo para darmos início às atividades previstas”. Acrescenta ainda que a aprovação demonstra o trabalho sério da Unespar e salienta que o resultado também dá sinais de ampliação do Ceped/PR nas ações direcionadas para a redução do risco de desastres.