Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aprovado mestrado profissional em História

Aprovado mestrado profissional em História

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Principal meta é a formação continuada de professores da Educação Básica

Principal meta é a formação continuada de professores da Educação Básica

A partir de 2016 a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) iniciará o terceiro programa de pós-graduação stricto sensu. A proposta do Mestrado Profissional em História (ProfHistória) apresentada pela instituição foi aprovada pela coordenação nacional. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 04.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, a conquista é resultado do trabalho realizado nos últimos quatro anos. “A pró-reitoria tem acompanhado e apoiado os Grupos de Trabalho com oferta de ações que contribuem para planejar a pós-graduação. Entre elas destacamos o Seminário de Pesquisa que está entrando na quinta edição e a consultoria de profissionais externos. Esse é o primeiro grande fruto que colhemos a partir do Grupo de Trabalho de História”, exemplifica.

De acordo com Mezzomo, os Grupos de Trabalho (GT) instituídos pela reitoria funcionam como incubadoras responsáveis pela criação e desenvolvimento dos programas de pós-graduação. Os objetivos dos membros, a partir das discussões empreendidas, são discernir o que pode ser realizado, a vocação para atuação dos programas e a elaboração das propostas.

A Coordenação Nacional do ProfHistória recebeu 43 propostas de adesão de novos núcleos dos quais 18 foram aprovados pela comissão de seleção. Entre os critérios de avaliação foram considerados o perfil do corpo docente no que diz respeito à vinculação com o ensino de História, a qualidade da produção intelectual dos últimos cinco anos e a articulação interna da equipe, evidenciada por meio de núcleos e projeto coletivos. Também foram analisadas a infraestrutura disponibilizada para o curso, a experiência institucional com a pós-graduação stricto sensu e a distribuição regional dos núcleos selecionados.

O coordenador do GT de História, professor Fábio André Hahn, explica que a equipe se organiza desde 2011 com atividades para alcançar o resultado obtido. “Atuamos no sentido de melhorar a produção científica, publicar livros, fortalecer as atividades acadêmicas e propor um projeto que atendesse às exigências da Capes”, pontua.

Na avaliação do reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, a universidade avança mais uma vez dentro de seu projeto. “Nosso caminho é longo, mas a PRPPG tem uma política definida que contribui para alcançar as metas traçadas e para consolidarmos o projeto de universidade que queremos. A pró-reitoria e o Grupo de Trabalho estão de parabéns”, argumenta.

ProfHistória – O Mestrado Profissional em História da Unespar será realizado no campus de Campo Mourão e já prevê a oferta de 12 vagas. O edital e a seleção dos participantes serão divulgados no segundo semestre para início das aulas no próximo ano.

O programa é oferecido em rede nacional e tem o reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A principal meta é a formação continuada de professores da Educação Básica, que atuam na disciplina escolar de História, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. Os professores da rede pública selecionados podem contar com bolsa de mestrado da Capes.

O título de mestre em Ensino de História concedido pelo ProfHistória confere ao seu detentor as mesmas prerrogativas e direitos do título de mestre obtido em mestrados acadêmicos. O diferencial, esclarece Hahn, é que a conclusão não precisa necessariamente ser a apresentação de uma produção acadêmica. O participante pode, por exemplo, produzir propostas de trabalhos em sala de aula.