Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assédio contra mulheres é tema de debate no campus de Curitiba II

Assédio contra mulheres é tema de debate no campus de Curitiba II

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Este foi o primeiro evento no campus para debater o assunto

Este foi o primeiro evento no campus para debater o assunto

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) continua promovendo ações que visam o combate da cultura do estupro e de violências contras a mulheres. O campus de Curitiba II reuniu agentes, alunos, docentes e estagiários na última quinta-feira (10), no evento “Precisamos Falar de Assédio” organizado pela direção do campus em parceria com a Associação dos Docentes da Faculdade de Artes do Paraná (Adofap).

O público assistiu ao documentário “Precisamos Falar do Assédio”, produzido a partir de depoimentos de 26 mulheres que contaram suas histórias de violência. O documentário é resultado de um projeto realizado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro em que uma van-estúdio ficou parada em diferentes locais para a coleta dos depoimentos.

A produção nasceu após as hashtags #meuprimeiroassédio, #meuamigosecreto e #agoraéquesãoelas terem ganhado as redes sociais. A partir desse contexto, a diretora Paula Saccheta destaca que ficou claro que as mulheres querem falar cada vez mais sobre os assédios dos quais são vítimas. Disso, nasce o documentário que pretende ampliar o movimento sobre o tema, tirá-lo apenas das redes e ocupar também os espaços urbanos.

A cineasta e diretora do documentário esteve no campus quando participou de um bate-papo com os presentes. Oportunidade em que lembrou da estreia durante o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em setembro, e destacou que ao todo o projeto gravou histórias de 140 mulheres com idades entre 15 e 84 anos a partir de diferentes situações.

A diretora do campus, professora Pierangela Simões, comenta que o evento marcou o início das discussões sobre o tema junto a comunidade do campus. Além disso, disse que uma nova exibição será programada para também possibilitar a participação da comunidade externa.