Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aumentam os projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica

Aumentam os projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Resultado dos aprovados está disponível na página da PRPPG

Resultado dos aprovados está disponível na página da PRPPG

Um total de 224 projetos foi aprovado para o Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O número representa um crescimento de 7,7% nas pesquisas que serão desenvolvidas pelos acadêmicos, orientados pelos professores da instituição, no biênio 2016/2017. O resultado foi divulgado nesta semana pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

De acordo com o pró-reitor, professor Frank Antonio Mezzomo, as inscrições e homologações do processo de seleção já indicavam o crescimento da participação dos professores e acadêmicos. Além disso, salienta que os trabalhos foram avaliados por professores dos diversos campi da Unespar e de outras Instituições de Ensino Superior. “Atuando como avaliadores ad hoc, os professores contribuem com o amadurecimento das propostas de pesquisas que serão iniciadas e auxiliam na consolidação do nosso programa de Iniciação Científica”, argumenta.

Para o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, a inserção dos estudantes em atividades como a Iniciação Científica é fundamental. Segundo ele, o programa contribui para a formação de indivíduos capazes de buscar e aplicar o conhecimento, bem como formar pesquisadores. “Essa é oportunidade dos acadêmicos conhecerem o desconhecido, transformarem a sociedade e uma aposta da universidade no futuro”, afirma.

Dentre as aprovações estão projetos que terão a possibilidade de receber bolsa ou de serem executadas por acadêmicos voluntários. Conforme detalha o edital 10/2016 da PRPPG, o pagamento do benefício obedecerá a classificação por campus e área de conhecimento. Para isso, será necessário aguardar o recebimento das cotas de bolsas das agências de fomento e da instituição. “A concessão da bolsa ao aluno fica condicionada ao atendimento dos requisitos, prazos e documentação estabelecidos pela PRPPG e pelos editais/regulamentos de cada agência de fomento”, consta no documento.

Execução
Os projetos de pesquisa selecionados vão iniciar as atividades no dia 1º de agosto e encerrarão no dia 31 de julho de 2017. Nesse período, os participantes deverão cumprir algumas exigências como a apresentação de relatórios parcial e final, publicar e apresentar os resultados da pesquisa no Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC). Todos os detalhes sobre o programa podem ser consultados em http://prppg.unespar.edu.br.

EAIC
Entre os dias 25 e 27 de outubro a Unespar realiza a segunda edição do EAIC. Neste ano, o evento será realizado no campus de Paranavaí e os participantes do PIC são obrigados a efetuarem o envio de trabalhos até sexta-feira, 15 de julho, somente pelo site www.fecilcam.br/eaic. Os resumos devem conter no máximo 25 linhas, ter até três palavras-chave e três autores.