Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Belas no Guaíra começa semana de apresentações nesta segunda, 28

Belas no Guaíra começa semana de apresentações nesta segunda, 28

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Orquestra Sinfônica encerra a programação no dia 11 de dezembro, no Teatro Guaíra

Grupos musicais do campus de Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) iniciam nesta segunda-feira (28), a programação de final de ano do Belas no Guaíra. Até quinta-feira, 1º de dezembro, acontecerão performances de alunos, professores e convidados com repertório variado de estilos e técnicas no Guairinha, auditório anexo ao Teatro Guaíra, ao custo de R$ 1 a entrada.

A Orquestra de Cordas fará a abertura hoje, às 20 horas, com direção artística e regência do Maestro Aldo Villani. O grupo é formado por violinos, violas, violoncelos e contrabaixos que tem como objetivo o aprendizado e desenvolvimento do repertório camerístico para instrumentos da família das cordas friccionadas. Além de realizar concertos, a Orquestra de Cordas atua como orquestra-laboratório junto ao curso de Composição e Regência da universidade, executando obras de novos compositores e disponibilizando parte de seus ensaios a jovens regentes.

Amanhã (29), às 20 horas, o público poderá conferir o trabalho da Big Belas Band com repertório que varia de standards do jazz a temas de desenhos animados e direção artística do professor Marco Aurélio Koentopp. A formação tem instrumentos de sopro típica das big bands norte-americanas e as apresentações podem ter cantores como solistas ou os próprios músicos do grupo.

As crianças que participam do Programa Institucional de Extensão em Música (PIEM), do campus de Curitiba I, realizam o concerto de encerramento na quarta-feira (30), às 20 horas. O programa proporciona acesso ao ensino musical à pessoas da comunidade, de diversas faixas etárias, que desejam iniciar ou aprofundar estudos em música.

O espetáculo da Banda Sinfônica do campus começa às 20 horas, na quinta-feira, 1º de dezembro, sob a regência e direção artística do maestro Edivaldo Chiquini. A banda visa o aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos e musicais, disponibilizando aos alunos a prática de conjunto através de execução de repertório variado. Atualmente é composta por mais de 80 integrantes e vem recebendo inúmeros elogios da crítica pelas performances que executam.

Encerramento
A programação do Belas no Guaíra será encerrada na próxima semana. No domingo, 11 de dezembro, a Orquestra Sinfônica e o Núcleo de Óperas do campus de Curitiba I (Embap) farão uma apresentação conjunta da peça “A Flauta Mágica” de Mozart. O espetáculo será gratuito e está marcado para 10h30, no Teatro Guaíra. A orquestra terá a regência e direção artística do maestro Paulo Barreto e o Núcleo de Ópera do professor Thiago Monteiro.

BELAS NO GUAÍRA
De 28 de novembro a 04 de dezembro