Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsistas da Unespar ressaltam contribuições de programa de formação docente.

Bolsistas da Unespar ressaltam contribuições de programa de formação docente.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma das ações de destaque na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Durante este ano, uma das atividades, foi o envolvimento dos bolsistas no Dia do Pibid. O evento ocorre nos campi com o objetivo de compartilhar os trabalhos realizados, os resultados alcançados e discutir sobre as contribuições do programa.

Nesta terça-feira, 2, foi a vez dos participantes dos subprojetos do campus de Campo Mourão se reunirem no anfiteatro quando acompanharam palestra com a coordenadora de Gestão de Processos Educacionais da Unespar, professora doutora Maria José Pereira, e o membro da Comissão de Acompanhamento do Pibid no campus e coordenador do subprojeto de Matemática, professor doutor Willian Beline.

Maria José destacou as contribuições do Pibid para a formação de professores, explicando que a universidade cumpre, por meio do programa, a função dupla de produzir e disseminar o conhecimento. “O programa é uma importante maneira de vincular a prática com a teoria e também chama os participantes para um compromisso com a melhoria da qualidade da educação básica e pública”, pontuou.

Já o professor Beline, fez uma explanação sobre o trabalho colaborativo. Neste assunto, o Pibid aparece como um programa que permite a colaboração entre os participantes e resultando na formação dos professores coordenadores, supervisores e acadêmicos.

Representando os subprojetos de Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia, respectivamente, os acadêmicos Suelen Cristina Silva, Austin Andrade, Maiara Rodrigues, Adailton Almeida, Bruno Moreno e Sabrina Moreira de Souza, fizeram relatos das mudanças proporcionadas com o envolvimento no programa. Segundo os bolsistas, o Pibid proporcionou a formação pessoal e profissional, oportunizou experiências que permitiram conhecer a realidade do ambiente escolar antes da conclusão da graduação, aprofundar a compreensão das teorias e aplicá-las, bem como direcionar para um trabalho voltado, também, para a pesquisa.

O evento também reservou espaço para a exposição de materiais produzidos pelos bolsistas e estudantes da Educação Básica. No campus de Campo Mourão são realizados seis subprojetos. A inserção do programa entre as atividades do campus aconteceu em 2012 com os primeiros editais. Neste ano, foi iniciada a segunda edição do programa. Entre os objetivos do Pibid estão o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública.

_DSC2576 _DSC2578 _DSC2588 _DSC2609