Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus de Curitiba II encerra colações de grau da Unespar

Campus de Curitiba II encerra colações de grau da Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Licenciandos e bacharéis receberam outorga de grau

Licenciandos e bacharéis receberam outorga de grau

Encerrou na sexta-feira, 29 de julho, o período de colações de grau da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) referente ao ano letivo de 2015. O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, e a diretora do campus de Curitiba II, professora Pierângela Nota Simões, presidiram a solenidade de outorga de grau aos bacharéis dos cursos de Artes Cênicas, Dança e Musicoterapia e aos licenciados em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

O evento foi realizado no Grande Auditório do Canal da Música, em Curitiba, com a presença de familiares, amigos, professores, diretores de centro, coordenadores de colegiados e autoridades acadêmicas. Entre eles os pró-reitores de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior; de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento, professor Sydnei Kempa; e de Planejamento, professor Flávio Brandão.

O formando Henrique Moreno Rocha foi o orador da solenidade e falou dos desafios enfrentados por aqueles que escolhem seguir o caminho das artes, na contramão da grande maioria da população brasileira.

A diretora do campus de Curitiba II, professora Pierângela, lembrou que atualmente cerca de 10% da população brasileira conseguem acessar o Ensino Superior e nem todos conseguem permanecer até a conclusão dos respectivos cursos. Com isso, reforçou aos formandos que eles fazem parte de um grupo privilegiado e são batalhadores que conseguiram vencer quando muitos eram os desafios.

O reitor da Unespar voltou a fazer críticas para a onda de ódio que tem se proliferado no país e destacou a importância da universidade atuar no combate a essas práticas com a produção e a difusão do conhecimento científico. Também parabenizou os novos profissionais pela formatura e desejou boa sorte na vida pessoal e profissional.

Homenageados
A escolhida como paraninfa das turmas foi a professora Rosemeire Odahara Graça que em seu discurso agradeceu a homenagem e estendeu felicitações aos neograduados. Além disso, foram homenageados pelos formandos de Artes Cênicas os professores Cristóvão de Oliveira e Luciane Barone, pelo curso de Artes Visuais a professora Rosanny Moraes de Morais Teixeira e pelos cursos de Dança a professora Andréa Séria Bertoldi. O professor André Ricardo de Souza foi homenageado pelos formandos de Música, a professora Noemi Nascimento AnsayAnsay pelos formandos de Musicoterapia e o professor Robson Rosseto pelos formandos de Teatro.

Para falar em nome dos homenageados, a professora Andréa abordou a situação de miséria e vulnerabilidade que vivem muitas pessoas e enalteceu a importância da sensibilidade como uma característica importante para a produção do conhecimento.