Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento vai discutir relações da arte no campus de União da Vitória

Geral

Evento vai discutir relações da arte no campus de União da Vitória

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Evento soma-se às ações de combate a violência contra mulher

Evento soma-se às ações de combate a violência contra mulher

O que é arte? Essa é a pergunta que estará em discussão nesta quinta e sexta-feira, 30 de junho e 1º de julho, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória durante o evento “As (sem) razões da arte”. Sob a coordenação do projeto de extensão Dança: Pensamento do Corpo, a programação contará com palestras, espetáculos de dança, exposições, intervenções, oficinas e mesas de comunicação.

No primeiro dia as atividades serão abertas às 13h30 com a realização simultânea das mesas de comunicação que estão divididas em quatro eixos: arte e educação, arte e gênero, arte e filosofia, e arte e política. Depois, às 16 horas, acontecerá o painel que vai discutir tratar sobre mulheres que pensaram a dança por um viés feminista.

No período da noite, às 19h30, será apresentado o espetáculo “E o mundo vai ver uma flor”. Segundo a coordenadora e professora do curso de Filosofia, Renata Tavares, a apresentação é dedicada a questões que envolvem as mulheres. “É um espetáculo que envolve dança, teatro e artes visuais como uma forma de homenagear nossa força de vida”, explica.

Na sexta-feira ocorrerão oficinas de teatro, dança, desenho e percussão das 13h30 às 17 horas. Às 19 horas, será realizada a mesa redonda “O que é arte? Quais as suas possíveis (sem) razões?”.

De acordo com Renata, foram convidados vários grupos da cidade e da região para contribuir com as discussões do tema. Como ressalta, os debates somam-se às ações que estão em realização na Unespar no sentido de combater a cultura do estupro e de violência contra as mulheres.

Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever na secretaria do campus de União da Vitória. Mais informações estão disponíveis no endereço www.facebook.com/dancapensamentodocorpo ou pelo e-mail extensao.danca@gmail.com.