Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus União da Vitória realiza Seminário Internacional de Ensino de Filosofia

Campus União da Vitória realiza Seminário Internacional de Ensino de Filosofia

Geral, Pesquisa

por Paula Fernandes publicado: 01/08/2019 15h09 última modificação: 05/07/2022 08h27

O campus União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná vai realizar, nos dias 14 e 15 de agosto, o Seminário Internacional de Ensino de Filosofia. Organizado pelo programa de Mestrado Profissional em Filosofia (Proffilo) com auxílio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), o evento visa salientar a importância da Filosofia para a formação do cidadão crítico. “É importante falar sobre isso num momento em que o ensino de Filosofia está sendo retirado do currículo escolar”, salienta a coordenadora do Mestrado, professora Renata Tavares.

No evento será debatido o ensino de Filosofia e é aberto ao público e gratuito. O Seminário acontece no auditório do campus União da Vitória, às 19h30. Os participantes receberão certificado de 16 horas. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail prof.filo@unespar.edu.br ou pessoalmente, no evento.

Palestrantes

Doutor em Filosofia pela Universidad de Buenos Aires (UBA) e pós-doutor pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Maximiliano Lionel Durán  é membro do Núcleo de Estudos de Filosofia e Infâncias (NEFI) e atualmente é professor da Universidad de Buenos Aires. Pesquisa temas relacionado a Filosofia com crianças, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Educação Latino-americana e Filosofia Política. É autor do livro “Simon Rodríguez: Una filosofía de la radical novedad”.

Já Junot Cornélio Matos é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor também pela UERJ. Professor adjunto na UFPE, atua com temas como Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia. Coordena o Núcleo UFPE do Mestrado Profissional em Filosofia e é líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação, além de autor do livro “A Formação Pedagógica dos professores de Filosofia”.