Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capes amplia para B1 conceito da Revista Ensino & Pesquisa

Capes amplia para B1 conceito da Revista Ensino & Pesquisa

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

A Revista Ensino & Pesquisa, produzida no campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), está no caminho para alcançar a mais alta classificação de periódicos científicos nacionais. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado da nova avaliação. A publicação, que tem como foco pesquisas que tratam sobre as licenciaturas e a formação docente, conquistou o Qualis B1 na área de Ensino.

A atribuição do conceito é realizada a partir da análise da qualidade dos artigos e outros tipos de produções que compõem a publicação. Além da qualidade, as classificações variam de acordo com as áreas do conhecimento. Para atingir os níveis mais elevados falta chegar, respectivamente, aos conceitos A2 e A1. Esse último, o mais importante dentre os estratos estabelecidos.

Lembrando que a avaliação é trienal, o diretor do campus, Valderlei Garcia Sanches, comemora e parabeniza os envolvidos pela conquista. “Destacamos, de maneira especial, o trabalho do professor Rogério Krupek que é o atual editor da revista, bem como os editores antecedentes, professores Franciele Clara Peloso e Caio Ricardo Bona Moreira. Essa avaliação é fruto do trabalho consistente e comprometido dos docentes que estiveram e estão à frente do periódico”, enaltece.

Configurada como um espaço privilegiado para a divulgação de produções científicas, a Ensino & Pesquisa conta com a participação de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior vinculadas a cursos de graduação, programas de pós-graduação e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

A revista, fundada em 2003, era publicada somente de modo impresso até 2013. A partir de 2014 foi reformulada e ganhou formato eletrônico. A publicação tem periodicidade semestral e por ser multidisciplinar é aberta para as diferentes áreas do conhecimento, desde que respeitados o objetivo principal. Os interessados em contribuir podem submeter trabalhos, de acordo com as normas específicas, pelo e-mail revistaensinoepesquisa@gmail.com. O conselho editorial recebe as propostas em fluxo contínuo.

De acordo com o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, os periódicos contribuem para o fortalecimento da produção e da divulgação científica. “Atualmente, possuímos 11 títulos que são produzidos em todos os campi e tematizam assuntos diversos. Com o tempo, os conselhos editoriais aperfeiçoam o trabalho e temos obtido um crescimento qualitativo”, analisa.

Em União da Vitória, todos os nove cursos da Unespar são de licenciatura. Para as diretoras dos Centros de Área, professoras Daniela Roberta Holdefer e Nájela Tavares Ujiie, o resultado é marco que consolida o campus e a universidade na ceara das licenciaturas com qualidade.

A Revista Ensino & Pesquisa está disponível para acesso em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/index