Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto une SESA à CEDH para promover o bem-estar psíquico da comunidade acadêmica da Unespar

Geral, Pesquisa

por Paula Fernandes publicado: 20/05/2019 16h11 última modificação: 05/07/2022 08h27

Um estudo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) mostra que um número expressivo de estudantes universitários passam por algum tipo de sofrimento psíquico. De acordo com a associação, 39,97% dos acadêmicos de instituições públicas federais relatam sintomas de ansiedade e apresentam sofrimento psicológico considerado significativo. Além disso, 10% usam algum medicamento psiquiátrico de uso restrito.

Para a coordenadora do Centro Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Andréa Sério, dados como esses evidenciam a vulnerabilidade do bem-estar psíquico de estudantes universitários e apontam para a necessidade de ampliação da discussão em torno da saúde mental desses jovens. “Situações como o esgotamento físico com o acúmulo de trabalho aos estudos, somado à distância de amigos e de familiares faz com que um número cada vez maior de estudantes sofra os efeitos desse esgotamento, intensificando sintomas de crises de ansiedade”, explica.

Os estudantes frequentemente relatam recorrência de sentimentos de incapacidade, improdutividade, tristeza e, para além da desistência da graduação em si, as universidades brasileiras têm registrado um número crescente de casos de suicídio entre os estudantes. “A gravidade do contexto tem impulsionado os gestores a olharem com mais cuidado para o problema do sofrimento psíquico e dos transtornos mentais de estudantes universitários de modo a encontrarem estratégias de acolhimento, prevenção do sofrimento e encaminhamento para tratamento, quando necessário”, salienta Andréa.

Acolhimento e orientação

O CEDH foi criado em 2016 na Unespar e atua nos sete campi promovendo o acolhimento e a orientação de toda a comunidade acadêmica da instituição. Para isso, desenvolve ações através dos Núcleos Educação Especial Inclusiva (NESPI), Educação para Relações de Gênero (NERG) e de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), em conjunto com a Divisão de Assuntos Estudantis e a Comissão Universidade para os Índios (CUIA).

Para o CEDH, o sofrimento psíquico e o impacto desse tipo de sofrimento na saúde mental dos estudantes tem sido um demanda crescente em todos os campi. “Embora os núcleos acolham e encaminhem estudantes para os serviços públicos disponíveis, há problemas de acesso, de adesão e de permanência dessa população nos serviços de atendimento psicológico indicados”, comenta a coordenadora.

Com esses dados em mãos, o CEDH propôs à Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) o projeto “Promoção do bem-estar psíquico de jovens universitários”, com o objetivo de facilitar  a adesão dos estudantes que procuram o CEDH para apoio psicológico aos programas de prevenção e tratamento psíquico ofertados pelos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS).

As ações do projeto incluem o registro, acolhimento e orientação sobre os procedimentos para adesão aos programas de prevenção e tratamento ofertados nos CAPS das cidades onde os campi estão instalados, e o encaminhamento dos estudantes cadastrados diretamente a equipes específicas do CAPS, que farão o acompanhamento dos estudantes em conjunto com o CEDH.

Além do acompanhamento conjunto, o projeto prevê ações educativas de prevenção do sofrimento psíquico, incluindo palestras e cursos sobre a temática.

Reunião

Uma reunião entre a coordenação do CEDH Unespar e a diretoria da Divisão de Saúde Mental da SESA concretizou mais um passo na direção da melhoria do atendimento dessa demanda. Agora, a SESA vai apresentar o projeto em um grupo de trabalho específico e orientar os CAPS sobre o desenvolvimento de grupos focais de temáticas, para atender às demandas de prevenção e tratamento do sofrimento psíquico dos universitários.

Na sequência, será dado início às orientações aos CEDH para realizar o encaminhamento dos estudantes. O projeto tem potencial para ampliar a adesão de estudantes aos programas de prevenção e tratamento ofertados pelos CAPS e colaborar com a melhoria imediata do bem-estar dos estudantes, além de coletar dados sobre as principais demandas dessa população, facilitando o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas em prol da saúde psíquica de estudantes universitários do Estado do Paraná.

Curso EAD

No que se refere às ações de Educação para a prevenção, a Divisão de Saúde Mental disponibilizou o acesso gratuito ao curso EAD sobre “Prevenção ao Suicídio”, que pode ser acessado por toda a comunidade acadêmica da Unespar aqui.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/