Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Estudos sobre Desastres celebra cooperação com a ONU

Centro de Estudos sobre Desastres celebra cooperação com a ONU

Geral, Pesquisa, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Termo que oficializa a parceria foi assinado nesta terça-feira, 13

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/PR), firmou nesta terça-feira, 13, um acordo de cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU) para promover e ampliar os cursos de capacitação de gestores municipais em ações de prevenção de risco contra desastres. O objetivo do governo estadual, com a chancela das Nações Unidas, é ofertar cursos a distância e presenciais para preparar as cidades paranaenses para lidar com os riscos de desastres.

Com a cooperação, os cursos promovidos pelo Ceped/PR poderão ter conteúdos e palestrantes internacionais. Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edemilson de Barros, as aulas dos cursos são importantes e o reconhecimento da ONU dará mais credibilidade ao que é realizado. “Estamos ampliando essa parceria para propiciar aos gestores públicos cursos gratuitos e de qualidade para ajudar na prevenção de desastres naturais. Queremos apoiar as cidades para que tenham estrutura adequada para suportar e prevenir desastres naturais, como estamos vendo atualmente em Ipiranga, nos Campos Gerais”, diz.

O tenente explica que um dos focos com os cursos é atender as cidades que aderiram à campanha Construindo Cidades Resilientes da ONU que, até agora, 180 municípios paranaenses já aderiram.

O representante do escritório da ONU na Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD), David Stevens, participou de reunião durante a assinatura, que também contou a presença do diretor do Ceped, capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Defesa Civil, e da diretora acadêmica do Centro, professora Danyelle Stringari, da Unespar.  Na ocasião, Stevens elogiou o programa de capacitação contra desastres naturais do Paraná. “O Paraná tem um ótimo sistema de gestão de situações de desastres naturais que é referência brasileira. É muito importante esse trabalho de capacitação para ajudar os municípios a se prepararem para reduzirem os riscos”, afirmou.

Cursos – O Ceped/PR, responsável pelos cursos, é formado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e pela Unespar. A criação teve por objetivo produzir e difundir conhecimentos sobre redução de riscos de desastres naturais. As opções ofertadas são destinadas prioritariamente para gestores municipais que trabalham na defesa civil. Desta forma, podem participar com acesso a aulas que estão disponibilizadas em vídeos e material impresso no portal www.ceped.pr.gov.br.

O curso de Projetos para Captação de Recursos foi o primeiro a distância oferecido pelo governo estadual. Participaram 75 pessoas entre eles, profissionais envolvidos com a gestão de recursos públicos de proteção e defesa civil. As atividades foram realizadas durante dois meses e totalizaram uma carga horária de 40 horas/aulas, divididas em quatro módulos.

Atualmente, o Ceped está com as inscrições abertas para dois cursos: Sistema de Comando de Incidentes e Desenvolvimento de Capacidades para Tornar Cidades Resilientes.