Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cinespar atende região de Curitiba e Paranaguá nesta semana

Cinespar atende região de Curitiba e Paranaguá nesta semana

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Projeto realiza exibições gratuitas de filmes nacionais e documentários latino americanos

Piraquara, Campo Largo e Paranaguá são os três municípios que receberão o Cinespar, projeto de cinema itinerante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A agenda será realizada entre terça e quinta-feira, dias 23 e 25, com um total de quatro exibições para diferentes públicos.

O cronograma inicia nesta terça-feira, 23, durante a programação da Semana Cultural realizada pelo Departamento de Execução Penal (Depen). A equipe do projeto atenderá as detentas da Penitenciária Feminina do Paraná, às 14 horas. Depois, às 19 horas, a atividade será na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI). Ambos estão localizados no Complexo Penitenciário de Piraquara.

De acordo com a coordenadora do Cinespar, professora Aurea Viana, será uma nova oportunidade para o projeto que tem percorrido diferentes espaços públicos possibilitando acesso a produções culturais. “Por meio das exibições, acredito que poderemos contribuir com os objetivos do Depen que é o de desenvolver o potencial intelectual e cultural dos apenados”, comenta.

Na quarta-feira, 24, a sessão será na comunidade Palmital dos Pretos, em Campo Largo. Os moradores da comunidade quilombola vão assistir, às 19 horas, ao filme Narradores de Javé, uma produção de 2004, dirigida por Eliane Caffé.

A última exibição do projeto será na quinta-feira, 25, em frente ao campus de Paranaguá. Estudantes, professores e agentes do campus, bem como a comunidade local poderão assistir, às 19 horas, ao curta metragem Paixão Nacional, do egresso do curso de Cinema do campus de Curitiba II, Jandir Sandin. Em seguida ao longa metragem Mutum, de Sandra Kogut, baseado na obra Campo Geral, de Guimarães Rosa.

Além do Depen, a programação do Cinespar na região metropolitana de Curitiba e em Paranaguá é uma parceria com o Laboratório de Investigação em Cinema e Audiovisual (LICA), do campus de Curitiba II, e com o projeto Fora das Grades, do campus de Paranaguá. “Essa cooperação intercampi fortalece nossa universidade que é diversa e possui ações tão importantes que podem dialogar transdisciplinarmente, sobretudo, com as comunidades em que atuamos”, argumenta Aurea.

O Cinespar atende aos municípios e instituições paranaenses com exibições gratuitas de filmes nacionais e documentários latino-americanos.

Serviço: Exibições do Cinespar
Terça-feira, 23 de agosto