Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Administração de Paranaguá e NIT da Unespar apresentam ferramenta que calcula o cumprimento dos ODS nos municípios paranaenses

publicado: 17/11/2020 11h28 última modificação: 05/07/2022 08h28

O curso de Administração, campus Paranaguá, e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) apresentaram à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em uma reunião virtual realizada na última quarta-feira (12), uma ferramenta metodológica que integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) dos municípios e do estado do Paraná visando a composição de um índice estadual do desenvolvimento sustentável.

Conforme destaca o responsável pelo projeto, professor Alessandro Vinicios Schneider, do curso de Administração da Unespar, campus Paranaguá, o índice poderá auxiliar os gestores governamentais do estado e dos municípios nas tomadas de decisões presentes e futuras objetivando alcançar os ODS para 2030.

Para o diretor do NIT, professor Sebastião Cavalcanti Neto, o trabalho será um divisor de águas na identificação do comprometimento dos municípios com os ODS. “Com o índice, os gestores terão uma ferramenta para definição de políticas públicas, podendo destinar recursos direcionados em ações para melhoria da qualidade de vida nos municípios”, explica.

A reunião contou com a presença do superintendente da Seti, professor Aldo Bona, o representante da Superintendência do Paraná Cidades, Álvaro José Cabrini junior, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), do reitor da Unespar, professor Antônio Carlos Aleixo, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Maria Antônia Ramos Costa, do diretor do NIT e do coordenador do curso de Administração de Paranaguá, professor Adilson Anacleto.

METODOLOGIA - A metodologia do Índice Integrado para o Desenvolvimento Sustentável foi definida a partir de modelagem feita com dados dos 17 ODS, incorporando aproximadamente 270.000 dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

DESENVOLVIMENTO - O desenvolvimento da ferramenta foi motivado a partir da necessidade apresentada pelo Cedes na busca de métricas para avaliar o comprometimento dos gestores públicos com os ODS. A partir disto, o colegiado de Administração do campus de Paranaguá, por meio do professor Schneider, com o apoio do NIT, constituiu sua equipe de trabalho, que conta também com os professores Marcelo Langer, Alexandre Behling e Richardson Ribeiro, da Universidade Federal do Paraná.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo