Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Construção coletiva junto à comunidade caracteriza cursos que Unespar implantará em Loanda

Geral

Construção coletiva junto à comunidade caracteriza cursos que Unespar implantará em Loanda

Geral, Ensino

publicado: 16/03/2020 08h41 última modificação: 05/07/2022 08h28

Após anunciar que apresentaria propostas de seus três primeiros cursos tecnólogos para implantação em Loanda, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vem trabalhando, desde 18 de fevereiro, na criação do Projeto Político-Pedagógico (PPC) dos cursos. Tendo a construção coletiva como meta, o trabalho é coordenado por uma comissão - presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação Maria Simone Novak e pelo professor Luciano Ferreira - composta por 14 docentes da Unespar e cinco representantes da comunidade de Loanda e região. 

As primeiras ações foram relativas ao curso de Agroecologia, desenvolvidas pelos professores João Henrique Lorin e Paulo Alfredo Feitoza Bohn, que realizaram uma reunião com organizações, Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) e prefeituras da região. Na ocasião, os professores também fizeram uma visita técnica às instalações de Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor), onde os cursos funcionarão, para verificação das estruturas físicas e a algumas propriedades rurais, as quais se disponibilizaram para atender as práticas do curso de Agroecologia. 

“A agroecologia, enquanto ciência, pode apoiar a transformação da matriz tecnológica de produção e consumo de alimentos, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade desses sistemas. Dessa forma, ela contribui para ampliar o nível de qualificação de mão de obra que atenda a demanda social por alimentos saudáveis, aumentando a base de soberania alimentar e promovendo a inserção social dos habitantes dessa região ”, explica o professor Bohn, coordenador da comissão do curso de Agroecologia. 

Neste mês, nos dias 05 e 06, os professores Luciano Ferreira, Larissa de Mattos Alves, Maria Simone Jacomini Novak, Francielle Pareja Schneider e Teone Maria Rios de Souza Rodrigues Assunção, que também integram a comissão, estiveram em Loanda e região para intensificar a participação da comunidade na construção dos PPCs dos cursos

A fim de compreender as possibilidades de atuação dos novos cursos, dividiram-se em dois grupos, Turismo e Industrial, para realizar visitas e reuniões com organizações do município e região, como representantes da Indústria e comércio local, secretários da indústria e turismo das prefeituras da região atendidas pelo Comafen e o Núcleo Regional de Educação de Loanda. Como fruto dos encontros, algumas indústrias de Loanda já se colocaram à disposição para futuros estágios dos alunos. 

Integrando as ações, o grupo de Turismo foi a Porto Rico, acompanhado da equipe técnica da Comafen, onde foi recebido pela Secretaria do Turismo e empresários do setor da cidade. Além da visita a pontos turísticos e potencialmente turísticos, percorreu o Rio Paraná, conhecendo algumas ilhas em frente as cidades de Querência do Norte, São Pedro e Porto Rico.

Conforme ressalta a comissão, as visitas são de suma importância para escrita dos PPCs dos novos curso, possibilitando a participação direta da comunidade, sempre tendo como foco as necessidades da região. A previsão é que os PPCs tramitem para deliberação nos conselhos superiores da universidade ainda no primeiro semestre de 2020.

Conheça os integrantes da comissão e subcomissões:

Presidência dos Trabalhos da Comissão

PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO: Professora Doutora: Maria Simone Jacomini Novak

Professor Doutor: Luciano Ferreira. Rg.: 7.522.380-3

Comissão Responsável pelo PPC do Curso de Gestão do Turismo:

Professora Doutora: Larissa de Mattos Alves.  Rg.: 6.889.792-0

Professora Mestre:   Juliana Carolina Teixeira.  Rg.: 90770195

Comissão Responsável pelo PPC do Curso de Gestão de Produção:

Professora Mestre: Francielle Pareja Schneider. Rg.: 7008253-5

Professor Doutor: Rony Peterson da Rocha.  Rg.: 78574666

Professora Doutora: Márcia de Fátima Morais. Rg.: 6729054-2

Professora Mestre: Thays J. Perassoli Boiko. Rg.: RG 79786411

Comissão Responsável pelo PPC do Curso de Agroecologia:

Professor Doutor: Paulo Alfredo Feitoza Bohn - Rg.: 3.565.622-7

Professora Doutora: Márcia Regina Roterdã  - Rg.: 5060958-8

Professora Doutora: Franciele luca Zanardo Bohm - Rg.:  69993125

Representantes da Unespar:

Professora Doutora:  Teone Maria Rios de Souza Rodrigues Assunção - Rg.:  nº 3.815.264-5

Professor Doutor: Fábio Alexandre Borges;  Rg.: 6.325.406-1

Professor Doutor: João Henrique Lorin;  Rg.: 8.118.124-1

Representantes da Comunidade da Região de Loanda-PR:

Claudenir Zorzi - RG nº 3.816.535-6

Anaclara Ramazotti de Camargo - RG nº 9.805.112-0

Francisco Antônio Boni - RG nº 6.008.066-6

Rogerio Specia – Rg. 6.077.436-6

Ilda Danez Guedes - RG 4.168.874-2

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo