Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COU aprova Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade

COU aprova Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Conselheiros aprovaram a criação do CEDH por unanimidade

O Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aprovou por unanimidade a criação e o regulamento do Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH). A proposta apresentada pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) foi apreciada na quinta-feira, 28, durante a segunda sessão realizada no campus de Curitiba II.

Pensado para realizar um trabalho em conjunto com a Pró-reitoria de Extensão e Cultural (Proec), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis, e com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) o Centro atuará na sistematização de ações de consolidação das políticas institucionais voltadas às necessidades de grupos vulneráveis e/ou socialmente excluídos.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, o projeto foi produzido por um coletivo convidado pela pró-reitoria e composto por representantes de todos os campi. “Esta iniciativa reitera o compromisso da Unespar com a formação de cidadãos comprometidos com a dignidade humana e a não discriminação do acesso de todos aos diferentes saberes produzidos no âmbito do ensino superior”, afirma.

O CEDH será constituído em todos os campi da universidade e articulará ações desenvolvidas por núcleos específicos como o Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (Nespi), o Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (Nera) e o Núcleo de Educação para Relações de Gênero (Nerg). Entre os objetivos está o de compatibilizar a necessidade de fortalecimento da identidade da Unespar considerando as especificidades dos contextos e as demandas advindas das particularidades dos diferentes campi.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, salienta que a criação do CEDH é um avanço que permitirá promover valores de respeito à diversidade e a construção de uma cultura de defesa dos direitos humanos na Unespar.

Grupo
Com a coordenação da professora Andréa Sério Bertoldi do campus de Curitiba II, a proposta aprovada pelo COU foi elaborada com a participação dos professores Eromi Hummel do campus de Apucarana; Evaldina Rodrigues do campus de Campo Mourão; Adriano Chaves Giesteira do campus de Curitiba I; Roseneide Cirino do campus de Paranaguá; Dorcely Garcia do campus de Paranavaí; Sandra Salete Camargo Silva do campus de União da Vitória.

Como destaca Andréa, o projeto foi desenvolvido a partir de marcos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.