Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretora do CEPED é eleita presidente da Society for Risk Analysis da América Latina

publicado: 15/07/2019 16h17 última modificação: 05/07/2022 08h27

Diretora acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), órgão vinculado à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Danyelle Stringari foi eleita, no início de julho, presidente da Society for Risk Analysis da América Latina (SRA-LA). A cerimônia de posse acontece no dia 1ª de janeiro de 2021 e o mandato vai até 2022, Danyelle foi eleita com 86.67 % dos votos.

O grupo Latino-Americano de Análise de Risco foi criado em 2004 com o objetivo de fortalecer a sociedade científica regional, a formação profissional e a excelência em análise de risco na América Latina. A SRA é responsável por organizar eventos científicos e acadêmicos interdisciplinares no campo da análise, gestão, caracterização, comunicação, regulamentação, e políticas de risco. Também são realizados investimentos em formação de profissionais especializados que identificam, analisam e ajudam a reduzir o impacto de riscos naturais e não naturais que interferem no desenvolvimento da população.

Segundo Stringari um dos desafios do mandato é aumentar a representatividade do Brasil na América Latina e nos demais países. “Nestes últimos anos desenvolvemos um trabalho de referência para os órgãos estaduais e nacionais e nosso objetivo é aumentar a representatividade do Brasil evidenciando as nossas ações”. Outras propostas são o apoio ao desenvolvimento dos estudos e pesquisas em rede voltados a redução e gestão integrada do risco de desastre e a organização da próxima edição do congresso latino-americano que será realizado no Brasil em 2022.

CURRÍCULO - Danyelle Stringari possui pós-doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Genética e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é professora adjunta do departamento de Ciências Biológicas na Unespar e líder do grupo de pesquisa CNPq – Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Unespar.