Você está aqui: Página Inicial > Notícias > #DivulgaUnespar - Editais, eventos e chamadas do mês de Setembro

Geral

#DivulgaUnespar - Editais, eventos e chamadas do mês de Setembro

Geral

publicado: 09/09/2019 11h11 última modificação: 05/07/2022 08h28

QUER DIVULGAR O SEU EVENTO, CHAMADA OU EDITAL AQUI? MANDE UM EMAIL PARA comunicacao@unespar.edu.br

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Vestibular Unespar 2019-2020

Encerra no dia 12 de setembro o período de inscrições para o Vestibular 2019-2020 da Unespar. Ao todo o concurso oferta 1763 vagas totais para 68 cursos, sendo 869 são para ampla concorrência e, pela primeira vez, também 894 para o sistema de cotas, as quais se subdividem nas categorias: Raciais; Estudante oriundo de escola pública; Deficientes. Neste ano as provas devem acontecer no dia 17 de novembro, em todos os campi da Unespar. 

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO


Paraná Fala Inglês divulga edital de bolsa para profissional graduado em Apucarana

Paraná Fala Idiomas (PFI) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Apucarana, está com edital aberto para seleção de bolsista para atuação, por tempo determinado, no Programa Paraná Fala Inglês. É possível submeter a candidatura até o dia 18 de setembro. Para participar, é necessário ser profissional Licenciado em Letras Inglês ou Português/Inglês, além de ter um ano de experiência de ensino em Língua Inglesa. Também é solicitado possuir, preferencialmente, nível linguístico C1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência, e dominar tecnologias digitais. O profissional deve dedicar 40 horas ao projeto, ficando impedido de possuir vínculo empregatício de qualquer tipo ou estar recebendo qualquer outra modalidade de bolsa. A seleção acontece para uma vaga, com bolsa no valor mensal de R$ 2 mil. Ao todo são quatro etapas: 1) homologação da inscrição; 2) prova escrita; 3) prova didática; e 4) análise de currículo.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO AQUI

 

Paraná Fala Inglês: inscrições abertas para cursos no campus de Apucarana

Estão abertas as inscrições para os cursos do programa Paraná Fala Inglês campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As inscrições devem ser feitas até 2 de outubro e  são destinadas a estudantes, docentes, agentes universitários e pessoas da comunidade interna da Unespar, campus Apucarana, que comprovem vínculo com a instituição na inscrição para realizarem os cursos. Ao todo serão ofertadas 60 vagas para três turmas, sendo duas de Inglês Gera e uma de inglês Acadêmico, todas com nível e data/horário a definir de acordo com a maior demanda de inscrições. Os cursos têm participação gratuita, sendo que o estudante paga apenas o material, com o custo de R$75 reais para todo o semestre. As inscrições devem ser homologadas a partir de 08 de outubro e a previsão de início das aulas é 22 de outubro. 

CONFIRA O EDITAL COMPLETO AQUI


I Workshop GeoGebra de Educação: Experiências, Possibilidades e Implicações

Organizado em colaboração com o projeto "A construção de animações e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e Aprendizagem de Matemática", coordenado pela professora Maria Ivete Basniak, e a Comunidade Latino-americana do GeoGebra, com a intenção de criar um espaço privilegiado de socialização de pesquisas, pesquisas, inovações educacionais e experiências de sala de aula relacionadas ao software GeoGebra em Educação, especialmente em Educação Matemática e áreas afins. Convidamos os estudantes, professores e pesquisadores a participar com comunicações breves e relatos de experiência, os quais poderão ser apresentados presencialmente ou on-line, compartilhando suas experiências educacionais e de pesquisa com o GeoGebra.  O Workshop é um evento paralelo ao Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de caráter internacional. 

PRAZO DE SUBMISSÃO: Até 30/09 (podem ser apresentados na modalidade presencial, em Brasília, ou na modalidade a distância)



VIII SELLF – Seminário de Estudos Linguísticos e Literários

O campus de Paranaguá realizará, de 04 a 08 de novembro, o VIII SELLF – Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. As inscrições para apresentação de Comunicações estarão abertas até 29/9. O evento, que é organizado pelo Colegiado de Letras, recebe profissionais e trabalhos das diversas esferas da área e objetiva garantir um espaço de reflexão teórica e de socialização de pesquisas e práticas pedagógicas que se relacionam com a linguagem, seja por meio dos estudos linguísticos, literários e o ensino dessas áreas. 

Submissão de trabalhos: até 29 de setembro

Inscrições e informações aqui. 


II Encontro Anual de Extensão e Cultura

O EAEX, que pelo segundo ano consecutivo acontece em conjunto com o EAIC, está com inscrições para o processo de seleção interna para apresentações. Acadêmicos e demais participantes como ouvinte podem realizar a inscrição no site da Proec


Mestrado Profissional em Artes (PPGARTES)

Realizado no campus Curitiba II/FAP, o Programa de Pós-graduação em Artes – Mestrado Profissional (PPGARTES) abriu o Processo de Seleção para a turma 2020. As inscrições seguem até o dia 20 de setembro e são disponibilizadas 20 vagas, em duas linhas de pesquisa.

ACESSE O EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO AQUI


Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória) torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso 2020. O Exame será executado pelo Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DSEA / SR-1 / UERJ). São 12 vagas para o campus Campo Mourão e as inscrições seguem até 29 de setembro.

ACESSE O EDITAL E OUTRAS INFORMAÇÕES NA PÁGINA DO PROFHISTÓRIA


Mestrado em Educação Matemática (PRPGEM)

O Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM), nos campi de Campo Mourão e União da Vitória, está com as inscrições abertas até 30 de setembro para alunos regulares no Curso de Mestrado (Acadêmico), para a turma de 2020. São disponibilizadas 20 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa.

ACESSE O EDITAL COMPLETO AQUI


Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCINEAV)

O Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCINEAV), realizado no campus Curitiba II/FAP, segue com as inscrições para o PPGCINEAV abertas até 10 de outubro. São ofertadas 18 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa.

ACESSE O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO E MATRÍCULA AQUI


Mestrado em História Pública (campus Campo Mourão) – de 20/10/2019 até 02/02/2020

O Programa de Pós-graduação em História Pública (PPGHP), realizado no campus Campo Mourão, vai abrir as inscrições para a turma 2020. As inscrições podem ser feitas de 20 de outubro de 2019 a 02 de fevereiro de 2020. São 15 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa.

EDITAL, ANEXOS, CRONOGRAMA E LINK PARA INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS AQUI

EVENTOS

 I Simpósio Virtual e I Encontro PIBID e RP

Com o tema: Formação Docente: reflexões e perspectivas na construção da identidade e da cultura profissional do professor, o evento não tem taxa de inscrição e acontecerá parcialmente a distância, com webconferências e webcomunicações disponibilizadas online e atividades presenciais em todos os campi da Unespar entre os dias  09 e 13 de setembro. Inscrições para ouvintes seguem até o período do evento. 

Acesse aqui o site do evento

 

8º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva e a XII Semana Acadêmica de Cinema

Acontece entre os dias 16 e 20 de setembro,  junto à XII Semana Acadêmica de Cinema, o 8º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. Ambos os eventos são promovidos pelo curso de Cinema e Audiovisual, pelos Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e Mestrado Profissional em Artes – além da Especialização em Cinema com ênfase em Produção - da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

 

I Torneio de Futsal Intercampi da Unespar

Vem aí o I Torneio de Futsal Intercampi da Unespar! Considerando a Política Nacional de Assistência Estudantil, a qual considera a qualidade de vida dos estudantes como uma de suas ações e, nesse sentido, prevê a realização de atividades esportivas, foi aprovado pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Ensino de Graduação (Prograd), via Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), o projeto do Colegiado de Educação Física e da Atlética Búfalos, do campus de Paranavaí, para a realização do  I Torneio de Futsal Intercampi da Unespar. A realização do evento está prevista para os dias 23 e 24 de novembro no campus de Paranavaí. Cada campus poderá inscrever um time masculino e um feminino. Em breve mais informações!

CHAMADAS ABERTAS

Chamada para submissão Revista INCANTARE - Dossiê História da Musicoterapia na América Latina: Lembrar, Refletir, Compartilhar e Caminhar
A Comissão Editorial da revista Incantare vem convidar a comunidade musicoterapêutica da América Latina a enviar trabalhos remetendo à História da Musicoterapia em seus países, regiões, províncias ou estados, cidades, comunidades, universidades e/ ou instituições. Ensaios teóricos e investigações com metodologias diversas, incluindo narrativas, poéticas, com base na Arte ou com outros paradigmas são igualmente bem-vindos. A ênfase é tanto na reflexão crítica da História quanto nas adaptações culturais de conceitos, abordagens e técnicas da Musicoterapia na América Latina, bem como em teorias e práticas inéditas desenvolvidas em contexto e solo latino-americanos. De braços abertos e ouvidos atentos, aguardamos submissões de trabalhos em português ou espanhol. Nosso intuito é favorecer a nutrição da comunidade de musicoterapeutas na América Latina. Com raízes fortalecidas, Ojalá sempre sejamos Floresta.

Prazo de submissão: até 19 de novembro de 2019

Acesse as condições para submissão de trabalhos aqui.

Chamada CNPq/MCTIC Nº 16/2019 Projetos de P,D&I de soluções tecnológicas para a agricultura utilizando ferramentas da biotecnologia e/ou bioinformática

A chamada visa apoiar projetos de pesquisa nos seguintes temas: a. desenvolvimento de novos genótipos de mandioca e feijoeiro com resistência à doenças e pragas; b. melhoramento genético de fruteiras e florestas plantadas para tolerância a estresses ambientais; c. apoiar projetos de melhoramento genético acelerado de Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs. Público alvo: Docente com título de Doutor e vínculo formal na instituição de execução do projeto. Itens de custeio: material de consumo, serviços de terceiros, despesas acessórias de importação, diárias e passagens. Bolsas de  fomento tecnológico do CNPq nas modalidades Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI), Apoio Técnico em Extensão no País (ATP) e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI).

Inscrições: até 16 de setembro

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Chamada CNPq/MCTIC Nº 18/2019 - Programa Sistema Nacional de Laboratórios em
Nanotecnologias – SisNANO 2.0
Chamada com o objetivo de selecionar laboratórios que integrarão a segunda fase do Programa Sistema Nacional de

Laboratórios em Nanotecnologias – SisNANO 2.0. O proponente deverá possuir título de doutor, ser coordenador do projeto e ser o dirigente máximo da instituição à qual o laboratório está vinculado ou ser formalmente indicado por ele como gestor do projeto do SisNANO. As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Inscrições: Até 11 de outubro

LINK DE ACESSO AQUI. 


Chamada CNPq Nº 29/2019 - Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT

Objetivo: Conceder apoio financeiro por meio de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT a pesquisadores com perfis e projetos voltados ao desenvolvimento tecnológico, indução e disseminação de inovação e empreendedorismo de base tecnológica. O proponente deverá possuir o título de doutor ou perfil tecnológico equivalente. As especificações estão expressas no item 3.2 - Quanto ao Proponente - da chamada.

Inscrições: até 04 de outubro

LINK DE ACESSO AQUI.


Chamada de artigos sobre o "Papel e contribuição das Instituições de Ensino Superior (IES), federais e/ou estaduais, para o desenvolvimento brasileiro"

Promovido pelo Intituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e Ministério do Desenvolvimento Reginal – MDR. As propostas devem ser enviadas em formato de resumo expandido até o dia 20/SET/2019, para o seguinte endereço eletrônico: chamadadeartigos_ies2019@ipea.gov.br.Requisito: ser pesquisador(a) e acadêmico(a) das universidades brasileiras. 

LINK DE ACESSO AQUI. 

 

Companha: “Ciência, pra que Ciência?”

Promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), acampanha, que será realizada por meio de vídeos com depoimentos, tem como objetivo chamar a atenção para o impacto que as pesquisas têm no desenvolvimento econômico e social do Brasil e como os cortes severos impedem o desenvolvimento de estudos importantes para o país. A SBPC convida todos os estudantes e pesquisadores, desde a iniciação científica até a pós-graduação, bolsistas e ex-bolsistas, profissionais de todas as áreas e todos os amigos da ciência a participar da campanha e compartilhar suas histórias, que serão amplamente divulgadas nas redes sociais da entidade.

LINK DE ACESSO AQUI. 

 

Chamada de artigos para a próxima edição do Boletim de Economia e Política Internacional (BEPI)

Promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Os artigos devem tratar de temas como comércio exterior, cooperação internacional, governança global, integração regional, meio ambiente, relações bilaterais, relações com organizações internacionais e segurança internacional, com foco no papel do Brasil nessas áreas. 

Submissão até 13 de setembro

LINK DE ACESSO AQUI.

 

PRÊMIOS

Concurso de fotografia científica

O Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, em conjunto com a Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação (Raei), promove o I Concurso de Fotografia Científica Photo Science Brasilian Coast. A participação é gratuita e as melhores fotografias de cada uma das categorias irão estampar a capa da Raei nas próximas edições. As inscrições estão abertas até o dia 1 de outubro. A intenção do concurso é estimular a prática da fotografia e ilustração científica com um caráter didático e cultura. Assim, colaborar para a promoção da popularização da ciência. Para participar, as imagens devem representar pesquisas sobre empreendedorismo e inovação, além de temáticas cotidianas do Brasil que possam ser objeto de estudo de pesquisas científicas. Podem participar estudantes, docentes e comunidade externa à Unespar, que tenha interesse por fotografias e sigam o regulamento. As fotografias concorrem em dois julgamentos, critério técnico e preferência popular. Todas as fotos farão parte de um e-book que será publicado pelo Departamento de Administração e as melhores fotos temáticas poderão integrar a capa da revista Raei. Para acessar o regulamento 

Informações e inscrições neste link. 

 Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/