Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes e estudantes da Unespar têm acesso facilitado às atividades remotas por meio de app

Geral, Ensino

por Paula Fernandes publicado: 02/07/2020 21h22 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná garantiu o acesso ao app Aulas Paraná para o Ensino Superior aos docentes e estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com isso, terão acesso ao Moodle, Google Classrrom, entre outras ferramentas de comunicação no período de pandemia.

Agora, estão sendo realizados procedimentos técnicos para permitir o acesso de docentes e estudantes ao app com a isenção de tráfego de dados das principais operadoras de telefonia. Isso significa que qualquer pessoa com chip 3G ou 4G, pré ou pós-pago, pode acessar o app por meio de celulares e tablets. A tecnologia é compatível com sistema Android e iOS.
Dados da Universidade demonstram que aproximadamente 80% dos estudantes possuem renda de até quatro salários mínimos e poderão utilizar o app para acesso aos conteúdos disponibilizados pelos docentes.
Todas as ações visam a garantia de inclusão dos estudantes da Unespar. Além do acesso facilitado às ferramentas de comunicação pelo app, a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) também investiu em melhoria da qualidade do sistema Moodle, para a manutenção das atividades remotas. O pró-reitor de Planejamento, Angelo Marcotti, explica que a decisão da gestão da universidade de não suspender o calendário acadêmico foi uma maneira encontrada de manter o vínculo com os estudantes. “As atividades remotas buscam conter a evasão dos estudantes, além de pensar na saúde mental da comunidade”, salienta.
Além disso, num esforço do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da universidade em possibilitar o acesso inclusive a estudantes que não têm equipamentos como smartphones, tablets e notebooks, o reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, encaminhou um ofício à Receita Federal solicitando equipamentos, por meio do Programa de Doação de Mercadorias Apreendidas. A destinação será para empréstimo a estudantes que comprovadamente não possuem equipamentos e desejam participar das atividades remotas.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo