Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em parceria com Secretaria da Saúde de Paranavaí, curso de Enfermagem da Unespar atende jovens do Tiro de Guerra

Geral

Em parceria com Secretaria da Saúde de Paranavaí, curso de Enfermagem da Unespar atende jovens do Tiro de Guerra

Geral, Extensão

publicado: 22/10/2019 09h00 última modificação: 05/07/2022 08h28

A prevenção, imunização e detecção de doenças em jovens ingressantes no Tiro de Guerra (TG) de Paranavaí é o foco do projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Enfermagem do campus local da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Denominado “Promoção a saúde dos atiradores do Tiro de Guerra de Paranavaí, com foco no controle de imunização”, o projeto atende a cada ano cerca de 100 novos atiradores.

Desde seu início, em 2012, o projeto já atendeu aproximadamente 800 jovens promovendo a vacinação e detecção precoce de doenças e problemas de saúde como infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase, entre outros. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Roseli de Oliveira Borges, a motivação e o interesse pela continuidade do trabalho veio dos próprios sargentos do TG, o instrutor chefe Divonzir Augusto Roniak, e o instrutor Cláudio Deda. 

“Todo trabalho, além de propiciar muitos benefícios aos atiradores e, às vezes, até às suas  famílias, permite aos acadêmicos de enfermagem uma experiência única no atendimento a população dentro de uma faixa etária importante, quando esses meninos estão saindo da adolescência e entrando para a fase adulta”, ressalta a professora. A iniciativa conta com a participação de 10 a 15 estudantes do segundo e terceiro do curso. 

Conforme explica, na parceria entre universidade e Secretaria de Saúde, a Unespar entra com a elaboração e execução das ações em campo junto aos alunos do curso, que além dos atendimentos também inclui palestras e outras atividades. Já a Secretaria é responsável pelo fornecimento de todo material de insumo, como vacinas, seringas, testes rápidos - utilizados por enfermeiros da Rede - para exames de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e material educativo. 

A coordenadora salienta, ainda, que a ação vai ao encontro do cumprimento de metas do município de Paranavaí relacionadas a busca ativa de casos na comunidade e, assim, alerta a população para os problemas de saúde existentes na cidade e região e para o que se deve fazer frente a suspeita de alguma doença. 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/