Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Seminário Afro [R]existência recebe submissões de comunicações até 21 de outubro

Geral, Extensão

publicado: 29/09/2020 09h45 última modificação: 05/07/2022 08h28

Entre os dias 19 e 21 de novembro acontece, em formato virtual, a segunda edição do Seminário Afro [R]existência. O evento é promovido pelo Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Campo Mourão, e está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro. Propostas de comunicações também podem ser submetidas até o dia 21 de outubro. As inscrições e submissões são gratuitas e devem ser realizadas por meio do site do evento.

Conforme explica a coordenação do evento, tendo em vista que o ano de 2020 se constitui como um marco na história da Unespar, com a implantação das cotas raciais e sociais, e por ocasião da celebração da Semana da Consciência Negra, o II Seminário Afro [R]existência pretende ser um locus de discussão acerca das questões raciais ainda marcantes na sociedade brasileira, como o racismo estrutural, e também proporcionar debates sobre o papel da universidade pública – em especial nos cursos de licenciaturas voltados à formação docente – na construção de uma sociedade justa, igualitária e inclusiva.

Dentre os objetivos do evento, está a proposta de constituir na universidade um espaço de diálogo interdisciplinar acerca de temas voltados às questões étnico-raciais; contribuir para a formação docente de acadêmicos/as e de professores/as que atuam na rede básica, refletindo numa perspectiva interdisciplinar sobre questões raciais na sociedade; mostrar a diversidade e a beleza da cultura afro-brasileira por meio de exposições, documentários e apresentações culturais diversas;  e propiciar a disseminação de estudos e pesquisas interdisciplinares de pesquisadores/as (professores/as, acadêmicos/as e estudantes de cursos de pós-graduação lato e strictu sensu) da Unespar e outras IES acerca de temáticas relacionadas à educação, história, cultura e literatura africanas e afro-brasileiras.

Para isso, o evento proporciona o diálogo entre estudantes, pesquisadores, professores da Educação Básica por meio de rodas de conversa, oficinas, comunicações científicas e atividades culturais. Parte da programação já está disponível e pode ser acessada no site do evento: https://sites.google.com/view/seminarioafrorexistencia

DATAS IMPORTANTES

Inscrições:

De 21 de setembro a 15 de novembro de 2020

Submissões de comunicações:

De 21 de setembro a 21 de outubro de 2020

Evento:

19, 20 e 21 de novembro de 2020

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo