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Médicos prestam atendimento virtual para Covid-19 em projeto de extensão coordenado pela Unespar

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publicado: 07/08/2020 14h24 última modificação: 05/07/2022 08h28

Com o objetivo de manter o distanciamento social, proteger profissionais da saúde e colaborar com a coleta dos dados sobre o novo coronavírus, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), parte dos médicos do projeto de extensão de combate ao vírus vêm realizando, desde junho, atendimentos por meio do aplicativo Telemedicina Paraná. 

A ação faz parte de um programa desenvolvido via edital pela Superintendência Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Araucária, contando com a participação das sete universidades estaduais na coordenação de bolsistas em todo o Paraná

Na Unespar, quatro médicos, que integram a equipe de Campo Mourão, atendem virtualmente cerca de 20 pessoas por dia cada, totalizando uma média de 80 atendimentos diários. Como parte do projeto, a universidade mantém, ainda, equipes que atuam presencialmente nas regiões de Campo Mourão, Paranavaí e Paranaguá, em Unidades Básicas de Saúde (UBS), rodovias e no sistema prisional. 

O APLICATIVO - O aplicativo, desenvolvido e mantido pelo Governo do Paraná, visa conter a propagação do vírus e melhorar o monitoramento da doença. Para isso, todos os cidadãos podem contribuir fazendo o cadastro e informando sobre a sua condição de saúde. Ao prestar as informações, o aplicativo efetua o encaminhamento para o atendimento via telemedicina. 

O cadastro para teleatendimento pode ser realizado por meio do aplicativo (clique aqui para baixar) ou por este portal, mediante a informação de dados pessoais, de localização e de condições de saúde. As questões seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para identificação de casos suspeitos. Sempre que seu quadro mudar, você deve realizar um novo cadastro. 

Após a efetuação do cadastro, acontece a primeira triagem. Caso haja suspeita, poderá haver uma nova triagem com atendimento online pelo WhatsApp ou teleatendimento médico, por meio de vídeo, áudio ou chat. Na consulta online, o médico dará o direcionamento para cada caso. O cadastro fica armazenado no aplicativo e poderá ser refeito se algum dado mudar ou quando julgar necessário.

Recente, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP), o aplicativo passou a oferecer também acolhimento online, prestado por psicólogos, para os pacientes com suspeitas de Covid-19. Em breve os atendimentos também serão voltados para profissionais da saúde e da segurança pública, que estão na linha de frente de combate ao coronavírus. 

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