Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Educação Matemática realiza primeiro Seminário de Autoavaliação

Mestrado em Educação Matemática realiza primeiro Seminário de Autoavaliação

Geral, Pesquisa

publicado: 11/03/2020 15h20 última modificação: 05/07/2022 08h28

O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizou, no dia 05 de março, juntamente com o representante discente, o Seminário de Autoavaliação do primeiro ano de funcionamento do programa. O PRPGEM, que iniciou em 2019, constitui um programa interunidades, com sede nos campi de Campo Mourão e União da Vitória e conta com a participação de docentes destes dois campi, além de dois docentes do campus de Apucarana e outros quatro externos à Unespar.

O seminário foi acordado pelo colegiado do programa em 2019, alinhado às orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o coordenador do mestrado, Everton Estevam, trata-se de uma oportunidade para qualificar as atividades desenvolvidas pelo programa, avaliar as ações realizadas e elucidar elementos para o Planejamento Estratégico do PRPGEM, que se efetivarão em ações futuras.

DISCUSSÕES - Foram temas de discussão o novo processo de avaliação da Capes, aspectos positivos e a serem melhorados pelo programa, bem como ações futuras e encaminhamentos para o planejamento estratégico em curto, médio e longo prazo, tendo como referência o Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade, os indicativos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e dos documentos orientadores da área de Ensino da Capes.

Conforme explica o coordenador, o Seminário significou um importante espaço de reflexão e busca de melhorias, a considerar o seu caráter inovador para a Unespar, visto seu formato intercampi, bem como o fato de que o PRPGEM ainda está em seu segundo ano de funcionamento, com diversas de suas ações ainda em implementação. Neste sentido, foi salientada a importância do apoio dos campi, da PRPPG e da Reitoria da Unespar para a qualificação, continuidade e ampliação das ações do programa.

Dentre os destaques, foram sublinhadas as ações de internacionalização promovidas (e também as próximas) pelo PRPGEM e intercâmbios com pesquisadores brasileiros de diferentes instituições com UFSC, UFPE, UFMS e UFPR. Foram também ressaltadas a realização da Escola de Altos Estudos, numa parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e pesquisadores franceses e mexicanos, e a disciplina concentrada ministrada pelo professor Arthur Belford Powell, da Rutgers University (EUA).

Segundo Estevam, ficou acordado a realização seminários de Autoavaliação anualmente, buscando o cultivo do diálogo e da reflexão contínua acerca de suas ações, admitindo-os como instrumento de apoio na construção dos documentos norteadores e das ações de formação e pesquisa do programa.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo