Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Necessidades institucionais são apresentadas para Comissão de Ciência e Tecnologia

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi criada, oficialmente, no final de 2013. As atividades são desenvolvidas em sete campi, instalados em seis municípios paranaenses, que atendem mais de 11 mil alunos em 67 cursos de graduação e três cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo dois em funcionamento e um com início confirmado para 2016. No quadro de pessoal, possui 690 professores efetivos e 149 agentes universitários. Esses são alguns dos dados apresentados pela reitoria em reunião realizada com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta semana, no campus de Curitiba II.

Responsável por apresentar a Unespar aos presentes, a chefe de gabinete da reitoria, professora Edinéia Navarro, explica que os números demonstram um pouco da dimensão da universidade. A partir dos dados absolutos, detalhou informações sobre o perfil dos alunos desde as regiões de origem até a renda familiar, as exigências do Conselho Estadual de Educação para o recredenciamento, as ações realizadas e os desafios a serem enfrentados para a consolidação da instituição.

Com base nos levantamentos internos, avaliação da equipe de gestão e comunidade acadêmica, foram apontadas aos deputados as necessidades consideradas urgentes. Entre elas estão a contratação de docentes e agentes universitários; liberação de recursos financeiros para custeio e infraestrutura básica dos campi; ampliação e melhorias de salas de aula, laboratórios, bibliotecas; criação de salas de videoconferência; aquisição de material bibliográfico; construção e manutenção de restaurante universitário e criação de condições de acessibilidade.

Os objetivos da reunião foram atualizar os deputados quanto à realidade da universidade e sensibilizá-los no sentido de obter apoio para o atendimento das necessidades. Em seu pronunciamento, o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, reforçou que apesar das inúmeras demandas há um dedicado trabalho para garantir a manutenção e o crescimento da instituição. “São muitos os desafios, por isso esse contato e o apoio dos parlamentares são fundamentais para que possamos garantir a formação dos paranaenses e, consequentemente, contribuirmos com o desenvolvimento do Paraná”, argumentou.

Na reunião, os deputados tiraram dúvidas, escutaram manifestações da comunidade acadêmica e receberam livros com resultados das pesquisas científicas produzidas pelos professores e alunos da Unespar.

Para a equipe de gestão, o objetivo do encontro foi atingido uma vez que possibilitou a aproximação com o poder legislativo estadual e os deputados puderam conhecer um pouco mais sobre a universidade e as necessidades. Representando os parlamentares estavam o presidente e os membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputados Tercílio Turuni, Evandro Araújo e Chico Brasileiro, respectivamente. Bem como os deputados Márcio Pacheco, Claudio Palozi e Professor Lemos. Os pró-reitores, diretores de campus, diretores de Centros de Áreas e professores também participaram da reunião.