Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar completa 20 anos de trabalho

Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar completa 20 anos de trabalho

publicado: 15/04/2019 16h54 última modificação: 05/07/2022 08h27

Nesta segunda-feira (15), o Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está de aniversário. Criado em 15 de abril de 1999, o núcleo nasceu ainda na antiga Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), que posteriormente viria a se tornar um dos campi da Unespar.

O objetivo era a consolidação do Programa de Iniciação Científica na Fecilcam, com a promoção de fóruns de discussão científica e tecnológica, até então incipientes no âmbito da faculdade. Um marco na história do núcleo ocorreu em 2009, quando, a partir de uma reformulação com base em políticas institucionais que visavam a conciliação do ensino e pesquisa, conseguiu aumentar substancialmente a cota de bolsas da Fundação Araucária e, ainda, conquistou bolsas do CNPQ, “o que não era normal para uma faculdade pequena do interior”, salienta o professor Frank Mezzomo, na época à frente da coordenação do Nupem. Assim, o núcleo se constituiu como espaço de fomento, divulgação e, sobretudo, definidor de políticas voltadas à pesquisa.

Como ressalta a atual coordenadora, Suzana Pinguello Morgado, atualmente as pesquisas desenvolvidas pelo Nupem contam, além das bolsas da Fundação Araucária e CNPq, com bolsas próprias da Unespar. Ela também destaca que as pesquisas têm aumentado ano a ano no campus pelo trabalho colegiado entre professores, Coordenação de Iniciação Científica de Campus, o Comitê Assessor de Campus (CAC) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Revista Nupem

A partir da demanda evidenciada por meio dos trabalhos desenvolvidos pela Fecilcam, em 2009 nasce a Revista Nupem. Com publicação de dois fascículos por ano, a partir de 2017 passou a publicação quadrimestral, tendo atingido Qualis B2 e já se encontra em sua 22ª edição. Disponível em versão eletrônica, o periódico oportuniza a divulgação e exposição dos resultados das pesquisas da  comunidade acadêmica nas áreas Sociais e Humanidades, abrindo caminhos para o debate científico e tecnológico. Em 2014 a revista passa a ser vinculada ao recém criado Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), o primeiro mestrado do campus da Unespar.

Conforme explica Mezzomo, a revista originalmente foi pensada na instância do Nupem, mas estava ligada a então Pró-Diretoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Pro-depec) da Fecilcam, amparada em uma política institucional. “Indiretamente podemos dizer que o nascimento do mestrado e o crescimento das pesquisas são consequências de uma política institucional da qual o Nupem compôs uma das frentes mais sólidas voltadas para a pesquisa científica”, intera.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/