Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prêmio de Ciência e Tecnologia recebe inscrições até 3 de maio

Prêmio de Ciência e Tecnologia recebe inscrições até 3 de maio

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
SETI realiza a 29ª edição

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) prorrogou o prazo de inscrições para a 29ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Pesquisadores das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Saúde, podem se inscrever até 3 de maio exclusivamente pelo e-mail premiocet@seti.pr.gov.br.

O prêmio tem por objetivo divulgar e valorizar as ações de pesquisa, extensão e inovação de pesquisadores paranaenses, estudantes de graduação, inventores independentes e de jornalistas que produzem matérias de divulgação científica. O jornalismo é uma das mais novas categorias e foi inserida diante do importante papel de informar à sociedade sobre o que é produzido no campo da Ciência e Tecnologia.

Os trabalhos serão julgados por uma comissão composta por profissionais de cada uma das áreas definidas. Os premiados receberão certificado e prêmio em dinheiro, com base nos vencimentos de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. Os valores variam entre R$ 9.340,21, R$ 11.208,25 e R$ 28.020,63 de acordo com a categoria. Mais informações podem ser obtidas no site www.seti.pr.gov.br.

O Prêmio – Criado em 1986, o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia cresceu e se consolidou como uma das ações da SETI. Hoje com 71 anos, Osmar Muzzilli, foi um dos vencedores da primeira edição do prêmio. Na época era pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), onde trabalhou por 28 anos, e foi premiado na categoria Profissional – Ciências Agrárias. “O prêmio é uma motivação a mais para os pesquisadores e acadêmicos no desempenho do papel de cada um perante a sociedade. São profissionais que têm a importante função de reproduzir os seus conhecimentos e ampliar a sua participação no contexto da Ciência, Tecnologia e Inovação dentro do estado”, afirmou.

O jornalista da Gazeta do Povo, Jônatas Dias Lima, foi o vencedor da categoria na 27ª edição e destacou a necessidade da valorização do Jornalismo Científico. “Atualmente há pouquíssimos prêmios para o Jornalismo Científico e vejo como uma forma de incentivar os trabalhos nesta área. Além de sua importância para o avanço da Ciência, este prêmio organizado pela Seti é bastante generoso e reconhece o esforço do jornalista que precisa entrar neste meio acadêmico para traduzir os estudos para o leitor comum”, ressaltou.