Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira turma do mestrado de Campo Mourão defende dissertações

Primeira turma do mestrado de Campo Mourão defende dissertações

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Bruna Kelly (centro) abriu as defesas do mestrado na semana passada

Bruna Kelly (centro) abriu as defesas do mestrado na semana passada

O período de defesas de dissertação dos alunos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), ofertado no campus de Campo Mourão, encerra na próxima segunda-feira, 14. Os alunos que fazem parte da primeira turma do mestrado estão, desde a semana passada, apresentando os resultados das pesquisas que começaram a desenvolver em 2014 com a orientação de professores da universidade.

De acordo com a coordenação do PPGSeD, todas as defesas estão acontecendo dentro do prazo, acontecimento considerado importante, uma vez que trata-se da primeira turma. Com isso, qualifica-se o grupo envolvido, o programa como um todo e demonstra o comprometimento de professores e alunos.

Segundo as avaliações dos professores que integram as bancas, pesquisadores de diferentes instituições de Ensino Superior do país e que atuam em programas de pós-graduação stricto sensu de excelência, as pesquisas do programa são relevantes e importantes para a comunidade científica brasileira.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, comenta que os programas de pós-graduação em nível de mestrado são as primeiras oportunidades que a universidade possui para a oferta de doutorados. “Estamos felizes com em formar mestres que vão contribuir ainda mais com a produção de conhecimento. Isso é o resultado de um trabalho planejado que realizamos e as experiências proporcionadas poderão culminar futuramente na implantação de cursos de doutorado, que são objetivos da Unespar e anseio da comunidade acadêmica”, argumenta.

Apoio – Parte das dissertações foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação Araucária e a própria universidade que oferecerambolsas de estudo aos mestrandos.

O presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, lembra que um dos objetivos da organização é amparar a pesquisa e a formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado do Paraná. “Cumprimento a mais nova universidade estadual paranaense, a Unespar, pelas primeiras defesas de mestrado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento. Isto representa um marco na evolução e na diferenciação da qualidade de ensino desta Universidade. Estes atos significam para a Fundação Araucária uma importante conquista, pois um de nossos grandes objetivos é o de apoiar e desenvolver a qualificação científica do Estado como um todo”, destaca.

PPGSeD – O programa contempla, a partir da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento, pesquisas que tematizam a formação humana, buscando compreender as relações com os processos socioculturais, as instituições, a proposição de políticas públicas e a produção e ocupação do espaço.

A primeira defesa do PPGSeD foi realizada em outubro de 2015 pela já mestre, IvâniaSkura, que analisou as representações nas relações entre mulher e beleza na coluna Folha Feminina, do Jornal Folha do Norte do Paraná, no período de 1962 a 1964. Em dezembro, Rangel Max Lima Vidal foi o segundo a concluir o mestrado com a dissertação “Trabalho, Economia e Desenvolvimento Regional: Cianorte no Contexto da Globalização”.

Defesas – Com o trabalho “A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo”, Bruna Kely de Jesus abriu as defesas, na terça-feira, 1º. Na segunda-feira, 07, aconteceram as defesas de Josimaride Brito Morigi com a dissertação intitulada “A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano” e de Sérgio Corrêa de Melo com a pesquisa “A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR na perspectiva da Teoria da Complexidade”.

Nesta quinta-feira, 10, será a vez das mestrandas Thaís Serafim dos Santos e Lara de Fátima GrigolettoBonini apresentarem “Juventude e representações político-religiosas: projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual Do Paraná (Unespar)” e “Não tenho religião, apenas crença em Deus: representações político-religiosas de jovens sem religião da Unespar”, respectivamente, às 9 horas e às 13h30.

Na sexta-feira, 11, às 10 horas, acontecerá a defesa de Vera Lucia Neves com a pesquisa “Programa Jovem Aprendiz: uma análise dos resultados do Programa Adolescente Aprendiz desenvolvido pelo Centro de Educação Santa Rita – Cedus, do município de Campo Mourão no período de 2005 a 2015”. E na segunda-feira, 14, às 13h30, a mestranda Adaiane Giovanni apresenta a dissertação “As tecnologias no ambiente escolar: um estudo sobre o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio com a metodologia Webquest”.