Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prof-Filo: Capes aprova quarto programa de mestrado da Unespar

Prof-Filo: Capes aprova quarto programa de mestrado da Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Em menos de três anos após o credenciamento, Unespar já conquista mais um mestrado

Em menos de três anos desde o credenciamento, assinado em dezembro de 2013, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conquista a aprovação do quarto programa de pós-graduação stricto sensu. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) para a instituição.

Com área de concentração em Ensino de Filosofia e duas linhas de pesquisa – Filosofia e Ensino e Práticas de Ensino de Filosofia, a proposta foi elaborada em parceria com outras Instituições de Ensino Superior do país e apoiada pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). O núcleo-sede será a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em nível de Unespar o programa funcionará no campus de União da Vitória.

O programa foi criado com o objetivo de desenvolver a pesquisa e o fortalecimento da discussão sobre o ensino de filosofia. Além disso, visa atender a demanda existente por incentivo à formação de mestres e doutores que lecionam Filosofia na educação básica e, também, como parte do cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE).

O coordenador do Grupo de Trabalho que discutiu a proposta, professor Samon Noyama, comenta que pretende-se, em linhas gerais, criar oportunidades para ampliar a qualificação dos docentes de Filosofia que atuam no Brasil. “Recebemos esse resultado com uma satisfação enorme, pois é o resultado do trabalho incansável de muitas pessoas. É uma notícia que merece ser muito celebrada. O curso de Filosofia do campus de União da Vitória é o único na Unespar e um dos mais jovens, tendo iniciado em 2008. Poder oferecer um mestrado para a comunidade antes de completar dez anos de existência do curso de graduação é espetacular”, comemora.

Avanços e desafios
Para o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, a aprovação do programa demonstra o amadurecimento e avanço da universidade. “Apesar das condições que temos, nossa equipe avança e possibilita que possamos produzir pesquisa e auxiliar no desenvolvimento da sociedade. A criação de pós-graduações stricto sensu vai ao encontro das metas que traçamos, faz parte da política da Unespar”, afirma.

Noyama salienta que os esforços e os desafios para realização do programa serão imensos. No entanto, considera que para a região de União da Vitória e para o campus, é um começo extraordinário. “Digo isso porque somos um campus que só tem cursos de licenciatura, isto é, nossa principal atividade é formar professores. Além disso, a cidade se localiza numa das regiões mais pobres do Paraná e um programa como esse pode ser o ponto de partida para transformar definitivamente a realidade dos nossos alunos, dos egressos e da qualidade do trabalho oferecido nas escolas da rede pública”, detalha.

Prof-Filo
Entre as justificativas que motivaram a organização do programa está o fato de que a disciplina de Filosofia voltou a fazer parte do currículo do Ensino Médio no Brasil em 2006. Uma comissão foi instituída para preparar a documentação de proposta do mestrado profissional e a escolha da UFPR como sede aconteceu em outubro de 2014, durante reunião da Anpof.

A previsão da coordenação do programa é que sejam ofertadas 10 vagas na Unespar e os demais núcleos devem acompanhar a mesma quantidade. O procedimento do primeiro processo de seleção dos alunos ainda não está definido, mas existe a expectativa de que ocorra ainda neste ano. Ainda não está certo se o início efetivo das atividades será em 2016 ou 2017.