Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores assumem direções dos Centros de Áreas da Unespar

Professores assumem direções dos Centros de Áreas da Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Posses aconteceram nesta segunda e quinta-feira, dias 11 e 14 de julho

Posses aconteceram nesta segunda e quinta-feira, dias 11 e 14 de julho

Os diretores dos Centros de Áreas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) iniciaram oficialmente seus respectivos mandatos. Em reuniões administrativas realizadas nesta semana, no campus de Curitiba I e na sede da reitoria, os professores eleitos e reeleitos pela comunidade acadêmica foram empossados pelo reitor, professor Antonio Carlos Aleixo.

Os primeiros termos de posse foram assinados na segunda-feira, 11, com os representantes dos campi da região sul – Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá e União da Vitória. Nesta quinta-feira, 14, foi a vez dos representantes dos campi da região norte – Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí. O mandato dos eleitos iniciado neste mês segue até 2018.

Nas reuniões também aconteceram apresentações dos diretores e foram debatidas as perspectivas de gestão da Unespar. Questões relacionadas aos órgãos consultivos e deliberativos, bem como as atribuições da direção de Centro de Área também foram pautadas entre os empossados, os diretores de Campi e pró-reitores.

Aleixo enfatizou a necessidade das ações dos Centros de Áreas e da universidade seguirem no sentido de atender as exigências do Conselho Estadual de Educação (CEE) para o recredenciamento previsto para 2018. Por isso, compartilhou alguns dos pontos que devem ser observados no planejamento e execução dos trabalhos.

Centros
A Unespar possui 15 centros que são divididos entre os sete campi. O órgão é organizado por uma ou mais áreas de conhecimento e congrega um conjunto de cursos de graduação e programas de pós-graduação. Os Centros são responsáveis pela organização administrativa e didático-pedagógica dos cursos que o congregam.

Empossados
Os professores que assumem as direções dos Centros de Áreas foram eleitos em consulta pública realizada nos dias 14 e 21 de junho. No campus de Apucarana a professora Rosângela Norvila Valério continuará por mais um mandato no Centro de Ciências Humanas e da Educação e o professor Daniel Fernando Matheus Gomes assume o Centro das Ciências Sociais Aplicadas. No campus de Campo Mourão o professor Amauri Jersi Ceolim foi eleito para conduzir o Centro de Ciências Humanas e da Educação e o professor Adalberto Dias foi reeleito para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Os Centros de Artes e o de Música do campus de Curitiba I empossaram, respectivamente, como diretores os professores Keila Kern e Alisson Alípio Cardoso Monteiro. Já no campus de Curitiba II os empossados foram a professora Salete Paulina Machado Sirino pelo Centro de Artes e a professora Clara Márcia de Freitas Piazzetta pelo Centro de Música e Musicoterapia.

Em Paranavaí, a comunidade universitária reelegeu os diretores dos centros de Ciências Humanas e da Educação, professora Nilva de Oliveira Brito dos Santos; de Ciências Sociais Aplicadas, professor Edmar Bonfim de Oliveira; e de Ciências da Saúde, professora Maria Antonia Ramos Costa.

O Centro de Ciências Humanas, Biológicas e da Educação do campus de Paranaguá terá como diretor o professor Moacir Dalla Palma e no Centro de Ciências Sociais Aplicadas assumiu o professor Sebastião Cavalcanti Neto.

Acadêmicos e docentes do campus de União da Vitória escolheram para o Centro de Ciências Exatas e Biológicas a professora Lutécia Hiera da Cruz e para o Centro de Ciências Humanas e da Educação a professora Karim Siebeneicher.