Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores da Unespar participam do I Fórum do Audiovisual Paranaense

Professores da Unespar participam do I Fórum do Audiovisual Paranaense

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

O I Fórum do Audiovisual Paranaense, realizado na Cinemateca de Curitiba entre os dias 13 e 14 de junho, contou com a participação de professores do curso de Cinema e Vídeo do campus de Curitiba II da Unespar: Ana Johan, Fabio Allon, Fernando Severo, Paulo Munhoz, Salete Sirino e Solange Stecz, bem como de estudantes do curso de Cinema e Vídeo e da Pós-Graduação em Cinema, com ênfase em Produção ofertado pela Unespar/FAP.

Como resultado do Fórum, produziu-se uma carta pelos setores da cadeia produtiva do audiovisual paranaense, com a indicação das demandas da área, a qual segue para conhecimento.

CARTA DO FÓRUM DO AUDIOVISUAL PARANAENSE

Vivemos um momento de crise política e econômica. Mas, apesar da falta de políticas públicas o audiovisual paranaense vem, a cada ano, se projetando nacional e internacionalmente. Desde 2012, presenciamos a perda de direitos adquiridos, de editais garantidos por lei que deveriam ser lançados anualmente e não o são, da revogação de verba do "Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura", de políticas que foram prometidas e não estão sendo implementadas. Em função deste cenário e das potencialidades do nosso estado, unimos forças com todos os atores da cadeia produtiva do audiovisual e organizamos uma pauta para a construção das políticas públicas do audiovisual paranaense.

Nos dias 13 e 14 de Junho de 2015, na Cinemateca de Curitiba, durante o "4o. Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba", reuniram-se profissionais, instituições e representantes do poder público ligados ao audiovisual para discussão das políticas federais e estaduais relativas ao setor. Vale destacar a presença da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, na presença do chefe de gabinete Caio Cesaro.

Várias entidades e grupos organizados enviaram suas contribuições e, após a leitura dos documentos da AVEC, Siapar, Sindicine, Cineclubistas, Professores, Preservadores e realizadores das regiões de Maringá, Cascavel e União da Vitória, houve uma profunda discussão sobre as demandas em prol do audiovisual paranaense, tratando de problemas relativos ao fomento da produção, à distribuição, à difusão, à pesquisa, à preservação e à formação de público e de profissionais. Olhando para estes problemas, os participantes do Fórum se comprometeram com a construção do presente e com um contínuo olhar para o futuro.

Decidiu-se pela criação de uma agenda de ações para o desenvolvimento do audiovisual no estado do Paraná, envolvendo todos os atores, sejam eles pessoas físicas, jurídicas, grupos organizados, entidades de classe, governo, políticos e gestores de política cultural.

Entre as diversas demandas, destacamos, de forma genérica, as mais urgentes:

1 – Da esfera federal:
Revisão das políticas públicas de regionalização dos recursos federais, em especial do FSA, garantindo o peso efetivo da participação do estado do Paraná.
Privilegiar a diversidade de modelos, fazeres e sistemas (iniciantes/veteranos, autoral/comercial, etc.), evitando a concentração de investimentos em determinados modelos.
Apoio à manutenção da Lei 12485 – Lei de Acesso Condicionado, que permitiu a abertura de espaço para o conteúdo audiovisual brasileiro na tv por assinatura.

2 – Da esfera estadual:
Cumprimento e atualização dos valores e das categorias da Lei do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo, respeitando sua periodicidade anual e permitindo sua suplementação pelo FSA.
Implementação e aprimoramento do Sistema Estadual de Cultura, com especial atenção aos mecanismos de fomento (Profice e Fundo de Cultura) e ao Plano Setorial do Audiovisual;
Efetivação da participação popular e da transparência na implementação e formulação das políticas públicas do estado, em especial do Sistema Estadual de Cultura.

Ressaltamos que o documento final, contendo todas as demandas detalhadas, está sendo elaborado e será finalizado na segunda etapa do Fórum (que acontecerá na primeira semana de julho).

Destacamos ainda que o Fórum do Audiovisual Paranaense se soma às iniciativas dos Fóruns do RJ, ES, SP, SC, MG, DF e, juntos, rumam à construção do XI Congresso Brasileiro de Cinema.

Assinam este documento cerca de 60 pessoas e as seguintes entidades e grupos organizados:

AVEC – Associação de Vídeo e Cinema do Paraná
Siapar – Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná