Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores terão apoio para fortalecer pós-graduação stricto sensu

Professores terão apoio para fortalecer pós-graduação stricto sensu

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Propostas devem ser submetidas entre os dias 16 e 30 de maio

Professores doutores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e aos Grupos de Trabalho para a criação de Programas de Pós-Graduação (GT-PPGs) poderão submeter propostas de pesquisas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) entre os dias 16 e 30 de maio.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, o edital segue os moldes da chamada realizada no ano passado de pesquisas básica e aplicada. No entanto, agora, o objetivo é promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação dos docentes efetivos que estão pensando e executando a pós-graduação stricto sensu na Unespar.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, reforça que as políticas institucionais são definidas considerando as prioridades e a criação de programas de mestrado e doutorado estão entre elas. “Temos dois programas em atividade, um aprovado que iniciará ainda neste ano e muitas propostas em formatação. Existe uma organização interna que visa apoiar nossos professores para que viabilizem a aprovação de programas que atendam as demandas da comunidade acadêmica”, argumenta.

Critérios de submissão – No edital, disponível na página da pró-reitoria, estão apresentadas as orientações para os interessados em participar e obter apoio financeiro para execução de pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento e em temas específicos. Serão destinados R$ 90 mil, oriundos de convênio com a Fundação Araucária e da Reitoria da universidade, para projetos com valor máximo de até R$ 8 mil. O recurso deverá ser utilizado para financiar itens como equipamentos e materiais permanentes justificados como essencial para o desenvolvimento da pesquisa.

Além da vinculação aos PPGs e GT-PPGs, os professores interessados em concorrer devem possuir titulação de doutor, regime de trabalho de 40 horas semanais ou Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (TIDE), entre outras condicionalidades.

Cada Programa de Pós-Graduação ou Grupo de Trabalho poderá apresentar no máximo duas propostas, devendo constar a anuência dos respectivos coordenadores. A apresentação deverá ser efetuada pelo proponente à Diretoria de Pesquisa, exclusivamente por meio de Plataforma Online e observando os procedimentos descritos no edital.

Análise – Os critérios de julgamento e classificação levarão em conta o projeto de pesquisa; a qualificação do proponente, cujos itens estarão detalhados em formulário próprio a ser utilizado pelos pareceristas ad hoc; as ações desenvolvidas e a participação efetiva do proponente e do PPG ou GT-PPG nas atividades propostas pela PRPPG e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O resultado das propostas deve ser divulgado a partir de 1º de agosto de 2016. Esclarecimentos e informações adicionais acerca do edital podem ser obtidos junto à Diretoria de Pesquisa, pelo endereço prppg.pesquisa@unespar.edu.br.