Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prograd lança novo edital do Programa de Monitoria Acadêmica

Prograd lança novo edital do Programa de Monitoria Acadêmica

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Edital com detalhes para participação e prazos está disponível na página da Prograd

Está aberto o prazo para professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), preferencialmente efetivos, submeterem projetos para o Programa de Monitoria Acadêmica. Esta é a segunda vez que a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) realiza a ação que tem por objetivo o desenvolvimento de atividades de monitoria vinculadas aos cursos de graduação.

Para participar é necessário que as propostas sejam encaminhadas, até 10 de junho, às coordenações de colegiados de curso acompanhadas do plano de trabalho para o estudante monitor. Após a aprovação do colegiado, as coordenações devem enviar o projeto e a cópia de aprovação para a Prograd via e-protocolo e pelo e-mail prograd@unespar.edu.br até 15 de junho.

Os projetos devem contemplar a oferta de monitorias com bolsa e voluntárias. A previsão é de que o edital atenda 30 acadêmicos com o pagamento de auxílio de R$ 250 para 12 horas de atividades semanais e certificação. Já as vagas para voluntários são ilimitadas e não ofertam bolsas, mas disponibilizam certificados de participação.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, a ideia é que a atividade seja realizada nos mesmos parâmetros do ano anterior. “A nova edição do edital se deve a avaliação positiva do programa em 2015 e se configura numa das atuações com vistas à permanência estudantil”, especifica.

A classificação final dos projetos será divulgada até 24 de junho. Depois, entre 24 e 30 de junho, as divisões de graduação e os professores com projetos aprovados deverão divulgar os editais para a seleção dos monitores. Os projetos deverão iniciar as atividades em agosto e terminar até dezembro deste ano.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, enfatiza que o programa é realizado com parte dos poucos recursos de captação própria da instituição para uma política voltada ao apoio e melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.

O edital com as informações detalhadas do programa, os modelos de projeto e de plano de trabalho estão disponíveis na página da Prograd.