Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Reestruturação de Cursos inicia proposições curriculares

Programa de Reestruturação de Cursos inicia proposições curriculares

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

A fase de criação de novas proposições curriculares dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi iniciada neste mês durante o 2º Encontro de Cursos Afins e Encontro dos Cursos de Oferta Única. O evento foi realizado nos campi de Paranavaí e Curitiba, nos dias 12 e 15, respectivamente com a participação de coordenadores de Grupos de Trabalhos, coordenadores de Colegiados, docentes, diretores de Centro de Área e chefes das Divisões de Ensino.

Os eventos fazem parte das atividades do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação. Conforme explica o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, as discussões são promovidas visando assegurar a elaboração coletiva dos princípios fundantes dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

Considerando o objetivo do Programa que é implantar mudanças nos currículos acadêmicos com aproximações de compatibilização dos projetos pedagógicos entre cursos afins, as discussões são embasadas por procedimentos formais necessários para a alteração curricular e os itens que compõem os PPCs. “A ideia é que cada curso, em sua respectiva área de conhecimento, realize a articulação e a sistematização dos princípios gerais apresentados no documento norteador do Programa de Reestruturação dos Cursos com os atuais PPCs”, salienta o pró-reitor.

Nos encontros realizados em Paranavaí e Curitiba, os participantes concentraram esforços na discutição de conteúdos como a concepção de universidade e sociedade, as demandas regionais e a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Os resultados embasarão as próximas tarefas a serem empreendidas na reestruturação dos cursos. Entre elas destacam-se a definição do perfil profissional, dos objetivos do curso, da organização e da forma de implantação curricular dos cursos e dos campi.

Diagnóstico
Na primeira fase do Programa, dedicada ao diagnóstico das potencialidades e fragilidades dos cursos, foram levantados tópicos que apontam mudanças relevantes e possíveis no contexto da Unespar. Diante disso, Mário argumenta que os mesmos devem ser utilizados como orientadores na construção das novas propostas.

Entre os pontos, sugere-se que as propostas contemplem a oferta de disciplinas comuns nas séries iniciais indispensavelmente nos cursos afins; possibilite ao estudante cursar disciplinas comuns e optativas em distintos cursos ou áreas de conhecimento; introduza bibliografia estrangeira nas ementas para fomentar a internacionalização; e adote novas metodologias de ensino que minimizem a fragmentação curricular e promova projetos inter/multidisciplinares.

Outros tópicos relevantes para serem contemplados nos PPCs são a estruturação de novas alternativas de avaliação que articulem projetos de distintas disciplinas; proposição de espaços e tempos distintos que oportunizem estudos fora da sala de aula com possibilidade de atividades semipresenciais; eliminação da previsão de prazos para integralização dos cursos; e rediscussão da oferta de determinados cursos que não apresentam “apelo/relevância social” significativos, em favor de novas propostas de cursos.

Cronograma
O pró-reitor de Ensino de Graduação enfatiza que o cronograma de trabalho do Programa foi elaborado de forma a assegurar um processo de reestruturação que altere os fundamentos das práticas curriculares na universidade e que atenda às demandas dos estudantes e da legislação.

Para maio estão previstos encontros nos Colegiados de Cursos e com os estudantes para socialização e discussão dos itens dos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs) já abordados e sistematizados, sob coordenação dos diretores de Centro de Área e chefes das Divisões de Ensino. Além disso, novas ações e etapas também estão programadas para acontecer até dezembro.