Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto da Unespar quer mapear as potencialidades de desenvolvimento da microrregião de Campo Mourão, diagnóstico piloto foi realizado em Peabiru

Geral

Projeto da Unespar quer mapear as potencialidades de desenvolvimento da microrregião de Campo Mourão, diagnóstico piloto foi realizado em Peabiru

Geral, Extensão

publicado: 23/10/2019 14h44 última modificação: 05/07/2022 08h28

Realizar o mapeamento das potencialidades e fragilidades de desenvolvimento de 14 municípios é um dos focos do programa de extensão interdisciplinar “Diagnóstico de Potencialidade Local”, do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ainda em fase inicial, o programa teve como projeto piloto a cidade de Peabiru, cujo diagnóstico, elaborado desde o final de 2018 e durante 2019, foi entregue à prefeitura na última sexta-feira (18). 

ASSISTA AQUI O VÍDEO SOBRE O PROGRAMA

Conforme explica o professor Fábio Rodrigues da Costa, coordenador do programa, a equipe multidisciplinar envolve cinco estudantes dos cursos de Engenharia, Turismo e Meio Ambiente, Geografia, Administração e Economia, e cinco estudantes de mestrado e especialização. Juntos, sob a coordenação de professores de diferentes áreas, eles realizam um estudo aprofundado sobre o município escolhido - todos da microrregião de Campo Mourão - montando uma base de dados que inclui indicadores econômicos, sociais, demográficos, educacionais e características da paisagem natural. 

O objetivo, segundo o professor, é que, na segunda fase do programa, a partir deste estudo possam ser criados e implementados projetos de extensão, em parceria com a prefeitura, para atuar no desenvolvimento das características positivas e negativas encontradas pelo diagnóstico. Peabiru, cidade vizinha de Campo Mourão, foi o primeiro município a participar do programa. Para a realização de seu diagnóstico, além dos estudos, foi realizado um Fórum de Desenvolvimento Local, no qual a sociedade civil e lideranças locais puderam participar e contribuir com suas ideias e conhecimentos práticos sobre os desafios da cidade. 

“Esse diagnóstico não tem custo nenhum para o município, o objetivo é realmente aproximar a universidade à população da região, que necessita desse conhecimento que a universidade produz para atender às suas necessidades”, salienta. O próximo município a participar do programa será Corumbataí do Sul, cujos estudos devem começar a partir de fevereiro de 2020. Na cidade de Luiziana o diálogo também já foi iniciado. 

O Diagnóstico

Dentre os pontos positivos levantados pelo estudo, Costa destaca a potencialidade turística envolvendo as trilhas do “Caminhos de Peabiru”, a geografia favorável ao desenvolvimento da agricultura familiar, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) elevado. Já entre as fragilidades foram apontados a necessidade da elaboração de um plano de desenvolvimento local de médio e longo prazo, a carência de ações de educação ambiental, a baixa abrangência de especialidades no atendimento básico de saúde e a esvaziamento da faixa etária entre 18 a 25 anos. “Por falta de oportunidade no mercado de trabalho, esses jovens acabam migrando para outros centros”, justifica o coordenador, demarcando a urgência de geração de emprego e renda no município. Em convênio com a prefeitura, esses pontos serão trabalhados na segunda etapa do programa, em 2020, por projetos de extensão que atuarão, principalmente, nas áreas de turismo, educação ambiental, gestão e economia.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/