Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitor da Unespar orienta campi sobre precauções ao novo coronavírus

Reitor da Unespar orienta campi sobre precauções ao novo coronavírus

publicado: 12/03/2020 16h57 última modificação: 05/07/2022 08h28

Em virtude da decretação de pandemia e transmissão comunitária e dos recentes seis casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) no Paraná, bem como da quase certa ampliação de casos no Brasil, o reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, enviou aos diretores e diretoras de campus e de centro de área de todos os campi da Unespar uma orientação sobre os cuidados necessários para os próximos dias.

Além das orientações, o reitor também solicita que os docentes cancelem viagens cujas atividades possam ser desenvolvidas virtualmente. Estudantes, docentes e funcionários com sintomas de gripe ou suspeita da doença não devem comparecer à universidade. As faltas não resultarão em prejuízos acadêmicos. Na Unespar, eventos que gerem concentração de pessoas poderão ser cancelados, ou, como é o caso de colação de grau, restritos a poucas pessoas.

Aleixo ainda informa que a reitoria está providenciando álcool em gel para todos os campi e reforça a necessidade de que as direções de campi garantam sabão em todos banheiros, a fim de proporcionar a devida condição de higiene à comunidade.

Segundo a reitoria, outras medidas estão sendo providenciadas, incluindo, caso seja necessária, a suspensão das aulas e as atividades nos campi.

Leia a orientação na íntegra abaixo:

Senhores diretores, senhoras diretoras, de Campus e Centro,

A OMS declarou pandemia de coronavírus, o termo popular para o covid-19. Isso significa que, em breve, deixará de contar os casos e tratar como transmissão comunitária.

Por precaução, esta reitoria orienta para que colegas servidores e estudantes, que retornem de regiões onde há altos índices de contaminação pelo coronavírus, que tenham contato com pessoas suspeitas de estarem com o vírus ou mesmo que estejam com sintomas de gripe (para evitar alertas desnecessários) tomem a precaução de afastamento das atividades, sem prejuízo de seus direitos ao ano letivo.
Da mesma forma, orienta para que material de higienização, como sabão e álcool em gel, sejam disponibilizados em todo o campus, assim como orientação sobre atitudes pessoais a serem tomadas, a exemplo de distanciamento, formas de cumprimento, etc.
É importante, como lideranças que somos, pautar esse assunto entre as pessoas.
É desagradável pedir para que, afetivos que somos, evitemos cumprimentos com toques ou beijos (da nossa cultura) ou que evitemos tomar água ou refrigerante no mesmo copo ou garrafa.
Mas, neste momento, é um gesto racional de fraternidade.

No momento político em que passamos por uma expansão do ódio, só a generosidade e a consciência firme dos perigos podem nos auxiliar.

Peço a todos e todas que sejam prudentes e solidários, cuidando para que os efeitos do vírus sejam reduzidos por nossas práticas.

Grande abraço

Vamos juntos

Antonio Carlos Aleixo

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/