Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2019: Unespar realiza primeiro vestibular com Política de Cotas

Geral

Retrospectiva 2019: Unespar realiza primeiro vestibular com Política de Cotas

Geral, Ensino

publicado: 13/12/2019 10h34 última modificação: 05/07/2022 08h28

Dando sequência a retrospectiva da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), hoje vamos falar de uma das ações mais importantes desenvolvidas em 2019: a aprovação e implementação da Política de Cotas! Pela primeira vez em sua história, das 1.763 vagas ofertadas pelo processo, mais de 50% serão ocupadas pelo Sistema de Cotas. 

A política de cotas, aprovada pelo Conselho Universitário (COU) no dia 29 de maio deste ano, engloba as seguintes categorias: 25% do total de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; 20% do total de vagas para candidatos pretos e pardos, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; e 5% do total de vagas para pessoas com deficiência que concluíram o Ensino Médio, independente do percurso de formação. Somando-se todas as categorias, em 2019 o processo contou com 894 vagas para o sistema de cotas e 869 vagas para ampla concorrência. 

Embora implementada em 2019, o processo de construção da política de cotas começou em 2017, com a realização de oito seminários para discussões sobre o tema, proposto pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH). Em 2018, foi nomeada a Comissão de Cotas da Unespar, com representantes docentes e discentes de todos os campi, além de representantes dos Movimentos Sociais Negro e de Direitos das Pessoas com Deficiência, além de diferentes setores administrativos da Unespar. Em conjunto, a Minuta do documento foi elaborada e submetida à consulta pública. Neste ano, a Minuta passou por revisão e foi novamente discutida em reunião extraordinária do COU, sendo aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e pelo COU para ser implantada neste ano.  

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo 



.