Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista Nupem publica dossiê sobre intelectuais católicos

Revista Nupem publica dossiê sobre intelectuais católicos

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Equipe editorial publica novo número e está com chamada aberta

Com sete artigos interdisciplinares, oriundos dos campos da história, das ciências sociais e da educação, a Revista Nupem publica o dossiê “Intelectuais Católicos: Brasil e Portugal/Europa”. Trata-se do 14º número do periódico da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD).

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e editor, professor Frank Antonio Mezzomo, a revista “traz à baila aspectos da formação e trajetória de intelectuais católicos e sua inserção, em diferentes contextos (Europa e Brasil), na construção de uma catolicidade e ethos eclesial-religioso durante o final do século XIX até meados do século XX.”

A publicação reúne ainda nove artigos que contempla diferentes áreas do conhecimento e uma entrevista com o professor Fernando Codoceo, da Universidade de Los Lagos, do Chile, que esteve no Brasil por meio de intercâmbio docente firmado com a Unespar, no segundo semestre de 2015.

A Revista Nupem é disponibilizada nas versões impressa e eletrônica no endereço www.fecilcam.br/revistanupem. O objetivo é proporcionar a divulgação dos resultados obtidos por meio de pesquisas e abrir caminhos para o debate científico e tecnológico.

Chamada aberta
O conselho editorial da Revista Nupem também está com uma chamada aberta. Até 30 de setembro podem ser submetidas propostas de artigos, em português ou espanhol, para o dossiê “O espaço urbano: da pequena cidade à metrópole”. Os trabalhos selecionados serão publicados na edição do primeiro semestre de 2017. Além disso, o periódico recebe manuscritos em fluxo contínuo voltados para as áreas Sociais e Humanidades.