Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário interinstitucional marca encerramento de Dinter

Seminário interinstitucional marca encerramento de Dinter

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens A pós-graduação em Educação e os convênios interinstitucionais

A pós-graduação em Educação e os convênios interinstitucionais

Nesta sexta-feira, 13, aconteceu na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, o Seminário Interinstitucional de Educação e Formação de Professores. O evento marcou o encerramento do Doutorado Interinstitucional (Dinter) realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que resultou no doutoramento de nove professores.

A programação contou com a palestra “A pós-graduação em Educação e os convênios interinstitucionais” proferida pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), professora Carmen Lúcia Passos. Na oportunidade, relatou a experiência de parcerias com outras instituições de ensino superior e também sobre o convênio com a Unespar. Também foram realizadas comunicações das nove teses defendidas pelos professores da universidade atendidos pelo convênio e mesas redondas que discutiram a pesquisa e formação de professores o Ensino Superior e educação do campo.

A diretora de Pesquisa da Unespar, professora Cristina Satiê Pátaro, lembrou que o Dinter foi firmado pela instituição enquanto ainda era faculdade com a chancela da Capes e financiamento da Fundação Araucária. “Em 2010 iniciamos as primeiras negociações e contatos. Estivemos em São Carlos apresentando as demandas e conseguimos, após um projeto elaborado em pouco tempo, formalizar o convênio.”

Para Cristina, a UFSCar contribui com o processo de consolidação da Unespar. “Muito do que conquistamos nos últimos anos eram apenas sonhos em 2010. A experiência proporcionada aos nossos professores é muito rica para a universidade, pois com o estágio em São Carlos puderam vivenciar práticas que vão trazer para a nossa instituição. O reflexo acontecerá nas ações de ensino, de pesquisa e da extensão”, avalia lembrando que o seminário marca o encerramento do convênio, mas fica o desejo de que o trabalho conjunto permaneça.

O anfitrião do seminário, o diretor do campus de Campo Mourão, professor Eder Rogério Stela, reforçou a importância do convênio para a construção da universidade. “A qualificação é o fruto dessa parceria. Os professores vão repassar o aprendizado acessado e produzido e, consequentemente, contribuir com a formação de vários profissionais. Quando aprimoramos a formação dos nossos professores, aprimoramos as atividades de ensino da instituição”, pontua.

A professora da UFSCar, Rosa Maria Anunciato de Oliveira, comentou que o seminário é um momento de celebração e que permite estreitar os laços e as relações entre as universidades com vistas para novos diálogos, pesquisas e parcerias.

Dinter – O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, lembra que esse é o primeiro Dinter ofertado na instituição e que foi viabilizado quando era diretor da antiga Fecilcam e que já se discutia a constituição da Unespar. “Nós pensávamos, já naquela época, na formação da Unespar como um todo. O doutorado é uma das ações desencadeadas para ajudar no processo de transição que passamos e também no planejamento do que queremos”, destaca.

Dentre os professores que concluíram o doutoramento estão Amauri Jersi Ceolim, Daniel Gomes, Lucineia Chiarelli, Marcelo Marchine Ferreira, Patrícia de Mello, Rosefran Adriano Gonçalves, Solange Stecz, Talita Secorun dos Santos e Vanderlei Amboni.