Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seti e Seed discutem PDE com pró-reitores e coordenadores do programa

Seti e Seed discutem PDE com pró-reitores e coordenadores do programa

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Reunião discutiu questões sobre o programa

Esclarecimentos do governo do Paraná sobre a situação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) foi a principal pauta da reunião entre pró-reitores de extensão de universidades estaduais e coordenadores do programa nesta quarta-feira, 08. Os representantes das instituições discutiram o assunto com os secretários de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, e da Educação (Seed), Ana Ceres Trento Comin.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Aurélio Bona Júnior, e a coordenadora do PDE, professora Edcleia Basso, participaram representando a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Como explicam, a reunião foi motivada após uma carta elaborada em abril, nas dependências da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e foi agenda por mediação da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp).

Segundo informações da Seed, todos os pagamentos atrasados desde 2013 estão em curso, faltando apenas alguns ajustes formais para a integralização. O pedido da secretaria é que as atividades paralisadas durante o período de greve sejam finalizadas. A ideia é que um cronograma concentrado seja elaborado pelas universidades de acordo com suas especificidades. Além disso, destacou que as novas turmas do PDE estão previstas para iniciar em março de 2016.

A Seti afirmou que os professores aprovados em concursos nas Instituições de Ensino Superior (IES) para preencher vagas destinadas pela adesão ao PDE estão sendo convocados para assumirem suas funções. Reforçou ainda que as universidades atendam às solicitações da Seed no sentido de regularizar o programa em seus prazos.

Ao final da reunião foi criado um grupo de trabalho composto pelos coordenadores gerais – com direito a um vice (técnico administrativo), equipe da Seed e representantes dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) para discutir um novo formato para o programa, desde a análise dos objetivos até o impacto que o mesmo traz para a educação básica e para o ensino superior.