Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SETI promove debate sobre estratégias para o programa de internacionalização das universidades.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

A programação de novas ações que envolvem a internacionalização das universidades estaduais do Paraná foi tema da reunião realizada na quarta-feira (8) dos coordenadores de Relações Internacionais com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

O processo de internacionalização das universidades está se desenvolvendo com vários acordos de cooperação internacional que envolve a mobilidade de estudantes, gestores e professores, entre outras atividades. “Em 2015 vamos avançar com novos projetos que estimulem a integração de culturas e intercâmbio de conhecimentos. O governo do Estado, por meio do Fundo Paraná, vai continuar investindo em projetos de internacionalização das universidades estaduais”, destacou João Carlos.

Durante a reunião o secretário informou que já estão previstos os recursos para o projeto Casa do Visitante Internacional. Um projeto que prevê a construção de uma casa em cada universidade estadual do Paraná para receber estudantes e professores que vem do exterior para desenvolver pesquisas ou participar de cursos e eventos. Este modelo é baseado em universidades da Europa e Estados Unidos, onde professores e estudantes estrangeiros contam com uma residência onde podem ficar algumas semanas.

No período da tarde os coordenadores do Programa Paraná Fala Inglês nas universidades estaduais estiveram reunidos para avaliar o andamento das atividades neste primeiro semestre, discutir as dificuldades encontradas e propor as readequações necessárias para as próximas etapas do programa.

De acordo com os dados apresentados o número de turmas fechadas em cada instituição ficou dentro da média pré estabelecida nas metas. Cada instituição conseguiu fechar de sete a oito turmas, com cerca de 15 alunos cada, nos níveis intermediário e pós-intermediário.

Além de trocarem experiências, apontarem pontos a serem melhorados e solicitar alguns ajustes para um melhor andamento do programa, os professores aproveitaram a presença do coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano, responsável pela aprovação dos projetos e liberação dos recursos, para esclarecer dúvidas administrativas.

O secretário João Carlos Gomes garantiu o empenho da Seti para a continuidade do programa e pediu o apoio da equipe para trabalhar para que ele seja ampliado futuramente.

Programa - O  “Paraná Fala Inglês” tem o objetivo de atender estudantes, no que diz respeito à proficiência linguístico-comunicativa em língua inglesa. O programa também oferece cursos de inglês para agentes universitários e docentes. Trata-se de uma oportunidade, principalmente para quem não teria acesso ao curso, de aprendizagem da língua inglesa em diferentes níveis de proficiência, em formato presencial e/ou a distância.

seti

Fonte: Assessoria de Imprensa da SETI.