Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar aplica provas do vestibular e registra abstenção de 15,7%

Unespar aplica provas do vestibular e registra abstenção de 15,7%

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Provas foram aplicadas neste domingo, 13, em seis cidades do Paraná

Provas foram aplicadas neste domingo, 13, em seis cidades do Paraná

Dos 7.276 candidatos inscritos para o vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), 1.144 foram os que não compareceram para as provas neste domingo (13). O número representa abstenção de 15,7%, segundo dados repassados pela Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV).

O processo para seleção de 1.742 novos acadêmicos para o ano de 2017 foi realizado, simultaneamente, em seis municípios paranaenses que possuem unidades da instituição. Dentre os campi, o que registrou a menor abstenção foi o de Paranavaí com 13,3% e o com a maior porcentagem de faltosos foi o de Curitiba I 19,5%.

A coordenadora geral, professora Aurea Viana, avalia que o índice de ausências não ultrapassou o que normalmente é registrado na instituição. “As ausências acontecem, mas acreditamos que elas não prejudicaram o processo. O clima foi de bastante tranquilidade em todos os locais. Os candidatos se preocuparam em atender as nossas recomendações, levar os documentos solicitados e chegar no horário”, comenta.

Para os que não participaram do vestibular, a professora lembra que a Unespar também abrirá seleção de novos estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para a classificação. A previsão é que as inscrições ocorram em janeiro de 2017, o prazo será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Provas
Nesta edição, as provas foram iniciadas às 13h30 e terminaram às 19 horas em todos os locais. Os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder 60 questões de conhecimentos gerais, da prova vocacionada e a produção da redação.

A carta do leitor foi o gênero solicitado para a redação do vestibular. O texto base, divulgado pela mídia, abordava questões sobre a quantidade de imagens produzidas, que circulam em diferentes espaços e os reflexos desse acumulado. A partir disso, a proposta solicitava aos candidatos a exposição de argumentos e posicionamentos sobre o assunto.

Conforme o calendário divulgado pela CCCV, o gabarito das provas objetivas deve ser disponibilizado na sexta-feira, 18, no site www.vestibular.unespar.edu.br.

Resultados
No dia 30 de novembro será divulgado o resultado dos inscritos para os cursos de Artes Cênicas, Dança, Música, Música Popular, Superior de Canto, Superior de Composição e Regência e Superior de Instrumento. Os aprovados deverão participar da segunda fase do vestibular que é o Teste de Habilidade Específica (THE). As provas serão entre os dias 05 e 07 de dezembro, nos campi de Curitiba I (Embap) e Curitiba II (FAP).

Os resultados dos THEs estão previstos para serem divulgados a partir de 14 de dezembro. Já o resultado geral dos aprovados em primeira chamada de todos os 67 cursos será anunciado no dia 20 de dezembro no site do vestibular e em editais fixados nos campi da Unespar.