Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar apresentará novas propostas de mestrado à Capes

Unespar apresentará novas propostas de mestrado à Capes

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação durante apresentação das propostas na reunião do COU

Contando com quatro programas de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado aprovados, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem atuado no sentido de ofertar mais opções e em diferentes áreas do conhecimento. Geografia, Música e Ciências Ambientais são as novas propostas que serão apresentadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As propostas foram elaboradas pelos Grupos de Trabalho que planejam a pós-graduação stricto sensu seguindo os prazos e procedimentos estabelecidos pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). “Definimos e divulgamos amplamente as etapas para que os grupos submetessem as propostas. Todo o trâmite tem como base o calendário e as exigências da Capes”, detalha o pró-reitor, professor Frank Antonio Mezzomo.

Seguindo os projetos, a ideia é que os novos programas funcionem nos campi de Campo Mourão, Curitiba I e Paranaguá, respectivamente. Antes de chegar ao estágio de encaminhamento à Capes, os projetos passaram pela análise e aprovação dos campi, por meio dos Centros de Área e Conselho de Campus, e o último parecer foi do Conselho Universitário (COU) na sessão realizada, em abril, no campus de Apucarana.

Para o reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, a criação de cursos de pós-graduação é prioridade da reitoria. Segundo ele, por meio dos programas e possível a prática da pesquisa e a efetiva produção da ciência e do conhecimento, o que contribui para a consolidação da Unespar entre as instituições de Ensino Superior. “Uma universidade se faz com ensino, pesquisa e extensão. Os cursos stricto sensu possuem a importante característica de olhar para a realidade e pensar formas de promover mudanças e transformações que interfiram positivamente na sociedade”, argumenta.

Programas
Dentre os cursos stricto sensu da Unespar, o mais recente é o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo). Aprovado em abril, o campus de União da Vitória será sede do programa que tem como área de concentração Ensino de Filosofia e será dividido nas linhas de pesquisa: Filosofia e Ensino e Práticas de Ensino de Filosofia.

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) foi a terceira proposta aprovada pela Unespar. Com o objetivo de oferecer formação continuada de docentes em História que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, o programa será executado no campus de Campo Mourão. Nesta semana foram encerradas as inscrições para o processo que selecionará os alunos da primeira turma.

Além disso, a Unespar já entregou os primeiros certificados de mestres por meio dos programas de pós-graduação em Ensino Formação Docente Interdisciplinar (PPifor) e o Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD). Ofertados nos campi de Paranavaí e Campo Mourão, os cursos estão desenvolvendo as atividades com as terceiras turmas.