Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar avalia Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Unespar avalia Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Professora Edinéia representou os coordenadores estaduais na abertura do evento

Professora Edinéia representou os coordenadores estaduais na abertura do evento

As sete universidades estaduais do Paraná e as federais UFPR e UTFPR se reuniram, em Curitiba, na última quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, no II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O objetivo foi avaliar as ações realizadas até o momento pelas instituições desde a adesão do estado ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, iniciativa do Ministério da Educação que teve início em 2013 para aumentar a qualidade do Ensino Médio brasileiro.

Uma das principais ações do Pacto é a formação continuada de professores do Ensino Médio, sob a responsabilidade das universidades de cada estado. Cerca de 20 mil professores paranaenses de Ensino Médio em escolas públicas participaram do programa e passaram pelos cursos de formação, feitos nas escolas.

Na abertura, a chefe de gabinete da reitoria e coordenadora do Pacto na Unespar, professora Edinéia Navarro, representou os coordenadores estaduais de todas as Instituições de Ensino Superior. Conforme relatou, o Pacto levou para as escolas o debate sobre a universalização do acesso, da permanência e da aprendizagem no ensino médio. “Nesse processo, revelou-se que há desafios em relação à permanência dos jovens no Ensino Médio e à qualidade da escola que frequentam. A partir disso, discutimos as condições concretas que as escolas públicas precisam ter para manter o estudante e para ofertar um ensino de qualidade”, pontuou.

Segundo Edinéia, a formação de professores ganhou destaque durante os estudos realizados. Isso permite afirmar que a formação deve ter como propósito não aspectos pontuais, em serviço ou realizada por iniciativa própria do professor. “A formação deve ter uma perspectiva de continuidade que envolva aspectos contextual, epistemológico, pedagógico, práxico e ético e permita a articulação dos conhecimentos.”

Além dos professores que coordenam o programa nas Instituições de Ensino Superior, as discussões do seminário contaram com a participação de representantes da SEED, supervisores, orientadores de estudo dos Núcleos Regionais de Educação que atuaram na formação dos professores de Ensino Médio no Paraná.

Na abertura também participaram o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari; a superintendente de Educação da Secretaria de Estado da Educação, Fabiana Campos; o pró-reitor de Gestão de Pessoas da Unespar, Sydnei Kempa; a pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amelia Sabbag Zainko, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deise Picanço; a diretora do Setor de Educação da UFPR, Andrea do Rocio Caldas; e a coordenadora nacional executiva do Pacto e professora do Setor de Educação da UFPR, Mônica Ribeiro da Silva. (Com informações da UFPR)