Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar debate internacionalização com universidades estaduais

Unespar debate internacionalização com universidades estaduais

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Unespar participa de seminário sobre internacionalização com universidades estaduais

Representantes das universidades estaduais do Paraná participaram do IV Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná (Siies), na quarta e quinta-feira, 11 e 12, em Londrina. No evento, os participantes discutiram e avaliaram, além da estrutura existente para a verticalização do Ensino Superior, as linhas de fomento, desafios, perspectivas e formas de ampliar a mobilidade acadêmica para a integração e o desenvolvimento científico e cultural na América Latina.

O evento, sediado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), é uma iniciativa das Assessorias e Escritórios de Relações Internacionais das Universidades Estaduais do Paraná. Na abertura, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes, disse que a internacionalização interessa de perto à Secretaria, que vem realizando um esforço no sentido da institucionalização do apoio às relações internacionais por parte da estrutura estadual de ensino superior, objetivo do qual são testemunhas os próprios assessores de relações internacionais de cada instituição.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, prestigiou a programação e discutiu junto aos demais presentes a temática. Para ele, o Siies foi um momento importante para reforçar a articulação entre as instituições no sentido de refletir e visualizar caminhos que facilitem a organização interna de propostas para fortalecer a internacionalização.

Programação – A conferência de abertura do Siies foi proferida pelo professor e ex-assessor de Relações Internacionais da Unicamp, Leandro Russo Tessler, doutor em Física pela Universidade de Tel Aviv. Ele falou sobre os desafios da internacionalização do Ensino Superior no Brasil. Além disso, a programação reservou um conjunto de palestras sobre as experiências de internacionalização das universidades estaduais do Paraná.

Outros assuntos discutidos em palestras foram o financiamento da pesquisa e da pós-graduação do Paraná e o quadro atual da internacionalização das universidades brasileiras. Uma mesa redonda, que reuniu estudantes da UEL, Unespar, Unioeste, UEM, UENP, UEPG e Unicentro, também discutiu a mobilidade internacional.