Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar integra frente contra projeto “Escola Sem Partido”

Unespar integra frente contra projeto “Escola Sem Partido”

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Frente contra o projeto "Escola Sem Partido" foi lançada nesta quarta-feira, 10

Curitiba está sediando até segunda-feira o Circo da Democracia, um dos maiores fóruns públicos do país sobre democracia. Nesta quarta-feira, 10, foi lançado no evento a Frente Paranaense contra o Projeto de Lei 867/2015, denominado PL “Escola Sem Partido” após debate coletivo que tratou sobre o projeto. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está entre as mais de 40 entidades participantes do manifesto que defende a educação e a liberdade de expressão.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Sydnei Kempa, participou dos debates representando a Unespar. Como lembra, a universidade já se manifestou contrária ao projeto em carta pública produzida pelo Conselho Universitário (COU). “Com esse projeto querem calar a educação, acabar com a pluralidade de pensamento e reforçar atitudes preconceituosas, discriminatórias e excludentes. Tudo o que é defendido no projeto vai na contramão das ações da Unespar que se constitui diversa por excelência”, afirma.

O texto do manifesto apresenta como pontos de defesa a escola crítica, a educação libertadora e a pluralidade de ideias. “Não bastassem as condições degradantes às quais são expostos estudantes e profissionais da educação, acenam agora com censura, patrulhamento ideológico e delação”, diz o texto.

A programação desta quarta-feira também debateu os impactos do Projeto de Lei 257 e da PEC 241 no campo da Educação. O Circo da Democracia está montado na Praça Santos Andrade, no centro da capital, e tem como objetivo levantar discussões acerca das consequências e desdobramentos de um impeachment presidencial para o país. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em www.circodademocracia.com.br ou www.facebook.com/CircodaDemocracia.