Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar lança programa para combater as violências de gênero

Unespar lança programa para combater as violências de gênero

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Unespar Sem Violência integra as políticas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura

Unespar Sem Violência é o programa lançado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que integra as políticas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Na apresentação, a pró-reitora professora Giselle Schnorr destacou que o objetivo é implementar ações de prevenção e enfrentamento às violências de gênero por meio de trabalho em rede nos campi. “Faremos um diálogo com os campi no sentido de construirmos coletivamente as ações que atenderão as comunidades interna e externa”, pontua.

Um dos trabalhos que será desenvolvido é a articulação entre os grupos de estudos, pesquisas e extensão já existentes na universidade que trabalham com temas relacionados à questão de gênero em sua transversalidade.

Segundo a pró-reitora, o programa atuará no sentido de incentivar e envolver as diversas áreas do conhecimento. Também prevê a criação de parcerias com os diferentes órgãos de proteção, defesa e atendimentos às mulheres nos municípios onde estão localizados os campi da instituição, estabelecendo uma rede apoio e assistência.

“Esse é um projeto estratégico da pró-reitoria e na medida em que for ganhando corpo teremos ações articuladas com as pró-reitorias de Ensino de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Gestão de Pessoas (Progesp)”, detalha Schnorr.

O lançamento foi realizado no campus de União da Vitória durante as atividades do II Encontro de Gênero, Feminismos e Políticas Públicas e o V Seminário Regional de Combate à Violência contra as Mulheres.

Eventos
A programação dos eventos iniciou na segunda-feira e segue até sábado, 27. Nesta quinta-feira, 25, os participantes apresentam os resultados parciais e finais de pesquisas acadêmicas e, às 19 horas, acontece a mesa redonda sobre movimentos sociais e sindicais na luta contra o retrocesso e pela garantia de direitos.

Na sexta-feira, 26, será realizado no período da tarde uma oficina de cordel para o empoderamento feminino. No período da noite acontecerão duas palestras, uma sobre lesbianidade e outra sobre o espaço de prostituição e boemia na região carbonifera catarinense. Já o projeto de extensão Gênero e Diversidade Sexual: ações afirmativas para combater a violência fará o lançamento do livro “Gênero, Educação e Sexualidades: reconhecendo diferenças para superar [pré]conceitos” e da cartilha “A vida de Francis”. O encerramento será no sábado, 27, com ações culturais.

O encontro e o simpósio são uma iniciativa do Fórum dos Direitos das Mulheres e tem o apoio da Unespar por meio da Proec e do campus de União da Vitória, das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), da APP-Sindicato de União da Vitória, do Coletivo Feminista Mais que Amélias e do Grupo Insurgência Feminista.