Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa de audiência no Conselho Estadual de Educação

Unespar participa de audiência no Conselho Estadual de Educação

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Prograd representou a Unespar no encontro com conselheiros

O Fórum dos Pró-reitores de Graduação das Universidades Estaduais (Progrades) propôs audiência com o Conselho Estadual de Educação (CEE-PR) que foi realizada na quinta-feira, 14. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participou representada pelo pró-reitor de Ensino de Graduação, Mário Athayde Junior, e pela diretora de Programas e Projetos, Neide Fávaro.

No encontro foram discutidos os impactos e os prazos para a implantação da Resolução CNE 02/2015 nos cursos de licenciaturas, a situação dos cursos de dupla habilitação, bem como as novas exigências para a avaliação de cursos, tendo em vista nova deliberação do Conselho Estadual, que está sendo discutida para regular o Sistema de Ensino Superior do Paraná.

Como resultado das discussões, ficou apontado que o CEE, juntamente com demais entidades, como a Apiesp, encaminharão expedientes ao Conselho Nacional de Educação (CNE) pleiteando uma prorrogação de prazo para a implantação das exigências da resolução aprovada no ano passado. O ponto de principal preocupação das instituições é o impacto no aumento de carga horária dos cursos, tendo em vista a necessidade de aumento de corpo docente e de infraestruturas.

Em relação à nova deliberação, foi pleiteado pelos representantes do Progrades que o Sistema do Paraná mantenha o critério nacional de previsão de visitas para avaliação in loco apenas para os cursos sem Conceito Preliminar de Curso (CPC) ou abaixo de 3. A proposta teve a manifestação positiva dos membros da Câmara de Ensino Superior, ressaltando, entretanto, que a decisão final será da plenária do Conselho, quando da votação final da nova deliberação.

Fórum – Para uma discussão mais aprofundada dos efeitos pedagógicos e estruturais decorrentes da implantação da Resolução CNE 02/2015 nas universidades estaduais, o Progrades estará promovendo, entre os dias 25 e 26 de abril, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o I Fórum das Licenciaturas do Paraná. A Unespar estará representada pela pró-reitoria de Ensino de Graduação e pelos coordenadores dos Grupos de Trabalhos de Licenciaturas no Programa de Reestruturação de Cursos.