Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa de Campanha Nacional Criança Não é de Rua

Unespar participa de Campanha Nacional Criança Não é de Rua

por Paula Fernandes publicado: 16/07/2020 20h54 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está participando da Campanha Nacional Criança Não É de Rua. As ações realizadas pela universidade estão sendo organizadas pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em conjunto com o Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura, do campus União da Vitória, e demais apoiadores. No Paraná, as ações da campanha unem arte, ensino, pesquisa e resistência no “Festival Criança Não é de Rua”, entre os dias 18 a 23 de julho.

A mobilização nacional realizada pela Campanha Nacional Criança Não É de Rua, em parceria com outras organizações e movimentos sociais do Brasil, tem a finalidade de dar visibilidade à situação de rua de crianças e adolescentes, denunciar as causas e cobrar soluções para este fenômeno social complexo.

Neste ano, todas as atividades acontecerão online. O tema é “Criança Não É de Rua. Combatendo a Covid-19, o Racismo e o Fascismo”. No Paraná acontece o Festival Criança Não É de Rua. As atividades realizadas podem ser acompanhadas pela página do Programa Coletivo Paulo Freire no Facebook e pelo perfil do Criança Não É de Rua no Instagram.

As inscrições são gratuitas e os participantes que realizarem a avaliação proposta pela coordenação ao final, receberão certificado de 30 horas.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

Ação Nacional Criança Não É de Rua

A mobilização ocorre desde 2006 na semana de 23 de julho, estabelecido como Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes, em referência à Chacina da Candelária ocorrida nesta data, em 1993, no Rio de Janeiro.

18/07 – 17 horas: Sarau Virtual Unespar (Canal da Proec/Unespar no Youtube).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A TRANSMISSÃO

19/07 – 14 às 17 horas: Ilustrações, desenhos de grafite, colagens, artes em imagens de artistas e colaboradores. lançadas no perfil do Criança Não É de Rua no Instagram

20/07 – 19 horas: Live “A contribuição das pesquisas científicas no enfrentamento às violações de direitos contra as crianças e adolescentes em situação de rua" (Facebook Tutoria Serviço Social Uninter), com Veronica Muller, Luciano Márcio Freitas de Oliveira, Raquel Barcelos, Vanessa Rombola Machado e Dorival da Costa.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LIVE

21/07 – 19 horas: Roda de Prosa “Criança Prioridade Absoluta! Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 30 anos” (Canal da Unespar no Youtube), com Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Keila Pinna Valensuela, deputado estadual Tadeu Veneri, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny e mediação de Giselle Moura Schnorr.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A TRANSMISSÃO

22/07 – 14 horas: Roda de Prosa: “Criança Não É de Rua (Canal da Unespar no Youtube), com Angela Maria Farah, Manoel Torquato, Maria Madalena de Meira e Giselle Moura Schnorr.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A TRANSMISSÃO

23/07 – das 11 às 19 horas: Apresentações artísticas e declamação de poemas por artistas e colaboradores no perfil do Criança Não É de Rua no Instagram e na página do Programa Coletivo Paulo Freire no Facebook, além das redes pessoais dos participantes.

23/07 – 19 horas: Live Nacional de Artistas (link será divulgado no perfil do Criança Não É de Rua no Instagram)