Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar realiza o 1º Simpósio Internacional Zicosur Universitário 2019 - Energias Renováveis nesta quinta e sexta-feira, em Curitiba

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 06/05/2019 15h58 última modificação: 05/07/2022 08h27

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), juntamente com a Rede Zicosur Universitário, realiza, nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de maio de 2019, o 1º Simpósio Internacional Zicosur Universitário 2019 - Energias Renováveis (SIZU – ER) e os encontros paralelos 29° Plenária de Reitores da Rede Zicosur Universitário e 4° Encontro de Relações Internacionais Zicosur Universitário. O objetivo é difundir pesquisas, conhecimentos e tecnologias sobre energias renováveis desenvolvidas no Centro-Oeste da América do Sul em prol da integração regional para o desenvolvimento econômico-social e o intercâmbio de experiências de ensino, pesquisa e extensão.

Ao todo, são esperadas de 150 a 200 pessoas no evento. O simpósio é destinado a pesquisadores vinculados às universidades membro da Rede Zicosur Universitário, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos e empresas públicas e privadas e interessados em geral. A intenção é que os participantes realizem o intercambio de conhecimentos e possam estabelecer e institucionalizar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias sustentáveis. Além disso, visa-se estabelecer uma real aproximação entre as universidades, Governos e empresas, a fim de gerar projetos estratégicos que promovam o desenvolvimento territorial através do incremento da potência acadêmica e produtiva da região Centro-Oeste da América do Sul.

Em consonância com a agenda da Zicosur Governo, as universidades membros realizam debates e planejamentos estratégicos no âmbito do desenvolvimento sustentável, meio ambiente, ciência e tecnologia, infraestrutura e comércio, com vistas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas propostas pela ONU para o desenvolvimento sustentável. A integração dos países, através de seus governos locais e das universidades públicas afiliadas, visa estabelecer melhorias na realidade social, política e econômica de todos os envolvidos, proporcionando geração de oportunidades, inclusão social, aumento nos índices de qualidade de vida da região e o compartilhamento de estruturas através do potencial hidroviário do projeto “Corredor Bioceânico”.  As ações que projetam a vinculação do Oceano Atlântico ao Pacífico incluem não apenas a comunicação entre os países da região, mas também fomentar o comércio e o desenvolvimento humano, social, cultural, econômico e sustentável.

É neste cenário que questões sobre educação ambiental e geração de energia limpa e renovável tomam destaque ao considerar, também, a posição geopolítica do lítio (Argentina, Bolívia e Chile) e a potência hidrelétrica (Brasil e Paraguai) na América Latina, entre outros bens e recursos naturais para a obtenção de energia.

A programação do Simpósio contemplará um espaço para a exposição-feira de projetos e trabalhos de investigadores e/ou grupos de trabalhos vinculados às universidades afiliadas à Zicosur que tenham relação direta ou indireta com o tema ‘Energias Renováveis’. Outro objetivo almejado é a definição de linhas de ação para futuros projetos conjuntos entre os participantes do evento em Curitiba, bem como o lançamento de um catálogo oficial do Simpósio a ser distribuído aos presentes e, em seguida, disponibilizados para outras entidades/países.

São parceiros na realização do 1º SIZU – ER o Centro Universitário de Estudos Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR), Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária e Fundação do Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Consulado Argentino en Curitiba. O simpósio é gratuito e acontece no Palácio Iguaçu, no Hall de Entrada, Salão de Atos e Gabinete de Gestão.

Sobre a Zicosur

A Zona de Integración del Centro Oeste de América del Sur (Zicosur) é uma associação público-privada cujo objetivo é desenvolver o intercâmbio econômico, social e cultural para inserir seus integrantes no contexto internacional ampliando sua competitividade. O primeiro encontro entre representantes dos países Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que formulou as bases da Zicosur Governo, ocorreu em Antofagasta (Chile), em abril de 1997.

Como uma ramificação da Rede Zicosur Governo, A REDE ZICOSUR UNIVERSITÁRIO foi criada na Argentina no dia 6 de maio de 2005 e tem como objetivo fortalecer a integração regional, propiciar o intercâmbio de experiências na área do Ensino, Pesquisa e Extensão, fomentar e consolidar redes temáticas de docência/pesquisa, bem como ferramentas de integração regional e cooperação acadêmica. As universidades vinculadas à rede Zicosur Universitário são 11 do Brasil, 14 da Argentina, duas da Bolívia, duas do Chile e oito do Paraguai.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/